Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Donald Trump critica time americano de futebol feminino, após protestos em Tóquio: ‘maníacas esquerdistas’

Seleção Estadunidense levou o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas não foi suficiente segundo ex-presidente do país

(Foto: Reprodução)
Escrito por

O time norte-americano de futebol feminino, que levou o bronze, ajoelhou em protesto antes dos jogos nas Olímpiadas em prol da justiça para as minorias. Mas o gesto não foi bem visto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que criticou as atletas nesta quinta-feira (05), as descrevendo como "maníacas esquerdistas".

O ato de se ajoelhar em manifestos começou em 2017 com o jogador de futebol americano, Colin Kaepernick, pois ele fazia este gesto durante o hino nacional dos Estados Unidos.

Mas Trump não levou o ativismo a sério e até se referiu a "woke" ao debochar das atletas. A palavra significa "acordado" em inglês e sempre está presente na batalha contra a desigualdade social e racial nos Estados Unidos, ela ganhou força no movimento Black Lives Matter. Mas o ex-presidente usou o termo de  forma pejorativa.

— Acordar significa perder, tudo que é acordado dá errado, e nosso time de futebol certamente perdeu. Havia, no entanto, alguns patriotas em pé. Infelizmente, eles precisam de mais do que respeito ao nosso hino nacional e ao nosso país — ele declarou.

As críticas de Trump aconteceram depois do jogo dos Estados Unidos contra Austrália nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a Seleção Estadunidense ganhou por 4 a 3 e levou o bronze para o país. Apesar de não citar nomes, o ex-presidente flou sobre a a capitã do time, Megan Rapinoe, que já tinha se negado a visitar a asa Branca em 2019, logo após vitória na Copa do Mundo. 

— A mulher de cabelo roxo jogou terrivelmente e passa muito tempo pensando sobre a política da esquerda radical e não fazendo seu trabalho — disse, apesar da jogadora ter feito um dos gols que consagrou país no pódio olímpico.

Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio: