Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça o Movimento Verde e Amarelo, ‘torcida organizada’ da Seleção Brasileira

Integrantes estão no Qatar para terceira Copa do Mundo consecutiva em apoio ao Brasil

Torcedores expõem bandeiras do Movimento Verde e Amarelo (Foto: Fábio Lázaro/Lancepress)
Escrito por

O Movimento Verde e Amarelo (MVA) é a primeira torcida organizada do Brasil, criada em 2008, com objetivo de revolucionar a forma como o brasileiro torce para a Seleção. Presente no Qatar, a organização deve receber cerca de cinco mil torcedores para acompanhar e torcer para o Brasil conquistar o hexa na Copa do Mundo.

A organização que surgiu por um grupo de amigos universitários vai para sua quarta Copa do Mundo consecutiva. Além disso o MVA já participou de edições da Copa América, Jogos Olímpicos, Copa das Confederações e outros eventos dos atletas e seleções do Brasil.

Dentre as músicas mais famosas da torcida organizada estão "Mil gols", que ganhou fama durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e “Único penta é o Brasilzão” que caiu nas graças da torcida durante o Mundial da Rússia, em 2018.

No Qatar, o Movimento espera que a música "Camisa Amarela" seja um dos gritos de guerra dos torcedores brasileiros. O cântico tem a mesma estrutura e inspiração da música "Minha Camisa Vermelha", cantada pela torcida do Internacional e "Mengão do Meu Coração", da torcida do Flamengo.

O Movimento Verde e Amarelo, entretanto, não se destaca apenas pelas músicas e festas arquibancadas. O grupo acompanha os times, recepciona as equipes nos aeroportos e em hotéis, produz oficinas de bateria, projetos sociais, coleta de lixo nos estádios, e faz as tradicionais caminhadas antes dos jogos.

PATROCÍNIOS E CRESCIMENTO NAS REDES SOCIAIS

Ao mesmo tempo, com o crescimento da torcida organizada, o MVA tem ganhado o apoio de alguns patrocinadores. Durante a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, o Movimento Verde Amarelo fez uma live em seu canal no YouTube, na qual contou com patrocínios de marcas como Brahma, Guaraná Antarctica, Cimed e Stella Barros Turismo. Isso sem contar a empresa de apostas esportivas Betnacional, que inclusive divulgou nas redes do MVA um bolão, cujo prêmio será de R$ 1 milhão para o vencedor.

Além disso, nos últimos quatro anos, o perfil da torcida organizada no Instagram saltou de 2 mil para 262 mil seguidores.

APOIO DE TORCEDORES INDIANOS

Ao mesmo tempo, além dos brasileiros esperados no Qatar para torcer pela Seleção, a expectativa é que outros mil torcedores indianos devem se juntar ao Movimento Verde e Amarelo.

- Este é o número de indianos que já estão confirmados no estádio com o Movimento Verde Amarelo. Já passamos todo o nosso repertório para eles e eles já estão usando os nossos conteúdos nas redes sociais. Claro que vai ser um desafio, mas acredito que pelo menos uma música ou outra eles vão aprender e vão cantar com a gente no estádio - disse o fundador da organizada, Luiz Carvalho, em entrevista ao "ge".