Avatar
Lance!
Tóquio (JAP)
Dia 28/07/2021
10:10
Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional quer acabar com a sexualização da imagem das esportistas nas transmissões oficiais dos Jogos Olímpicos. A ideia não ter mais close-ups em partes do corpo, priorizando sempre o apelo esportivo, além de uma atualização das "Diretrizes de representação".

- Você não verá em nossas coberturas algumas coisas que vimos no passado, com detalhes e close-ups em partes do corpo. O que podemos fazer é garantir que nossa cobertura não destaque ou mostre de forma particular o que as pessoas estão vestindo - afirmou Yiannis Exarchos, presidente-executivo da Olympic Broadcasting Services.

+ Veja a tabela da Seleção Brasileira feminina em Tóquio!

O COI também atualizou suas "Diretrizes de representação" para orientar os esportes olímpicos e os detentores de direitos de transmissões a caminhar em direção a "igualdade de gênero e justiça". Entre os conselhos que integram as diretrizes, o de não focar "desnecessariamente na aparência, roupas e partes íntimas do corpo".

PROTESTOS

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, as ginastas alemãs se recusaram a usar collant e escolheram um uniforme que tampa o corpo todo. Outro protesto também marcou o esporte. A seleção norueguesa de handebol de praia, em um campeonato europeu, se recusou a usar biquíni e optaram pelos shorts, o que rendeu uma multa por quebra de regas de vestuário.

Siga o Lance! no Google News