Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘É caminho sem volta’: Cléber Machado destaca espaço à narradoras na Globo após 55 anos

Renata Silveira foi a primeira mulher a narrar uma partida de futebol em um dos canais da emissora carioca 

Cléber Machado é uma figura ímpar entre os narradores do Brasil (Foto: Reprodução/Sportv)
Escrito por

A voz feminina vem superando barreiras e construindo seu espaço dentro do futebol brasileiro. Na Rede Globo, principal emissora do país, a presença de narradoras em transmissões da modalidade demorou mais de cinco décadas para ser viabilizada. Em entrevista à "Folha de São Paulo", o narrador Cléber Machado destacou o machismo como obstáculo e afirmou que a presença de mulheres em exibições esportivas é um "caminho sem volta".
+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro 2021!

Renata Silveira é o nome mais forte entre as comunicadoras da Globo. Em 10 de março deste ano, no confronto entre Moto Club e Botafogo, pela primeira fase da Copa do Brasil, a narradora tornou-se a primeira mulher a comandar uma partida de futebol por um dos canais da emissora carioca. Recentemente, outra narradora foi contratada. Natália Lara, ex-ESPN, compõe o time feminino da empresa.

- Se alguém ainda precisa "acostumar o ouvido", vai acostumar. Não tem volta, é uma inclusão necessária. Elas fazem a transmissão no padrão que se faz transmissão na Globo. Identificam os caras, crescem nos lances próximos da grande área, são bem informadas e entendem de futebol. Têm as características necessárias para quem transmite um evento esportivo - disse Cléber Machado.

- A sociedade é machista, muitas vezes preconceituosa, elitista e barra a possibilidade de muitas pessoas se apresentarem, crescerem e ganharem espaço. Felizmente, as coisas estão evoluindo. As pessoas estão preocupadas em combater, denunciar e protestar - começou Cléber Machado.

Nas redes sociais, o público tem aprovado a performance das narradoras. Renata Silveira, muito elogiada pela condução responsável no drama vivido por Eriksen na Eurocopa, recebeu destaque nas redes sociais por sua qualidade e representatividade na transmissão esportiva que marcou sua estreia no "SporTV", em março.