Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ativistas penduram bandeiras com mensagem ‘Fifa mata’ em ponte de Paris

País-sede desta edição da Copa do Mundo, o Qatar tem sido alvo de inúmeras críticas por questões políticas e culturais contra os direitos humanos

Copa do Mundo no Qatar começa neste sábado  (Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP)
Escrito por

Neste domingo, um grupo de ativistas pendurou bandeiras que formavam as mensagens "Fifa mata" e "6.500 mortos" ("La FIFA tue" e "6.500 morts" em francês), por alguns minutos na Pont des Arts, uma das mais famosas pontes que atravessam o rio Sena, em Paris, em protesto contra os milhares de trabalhadores migrantes mortos no Qatar, país-sede da Copa do Mundo.

+ Análises feitas! Veja o “Favoritômetro” do LANCE! para a Copa do Mundo

O protesto foi organizado pelo coletivo francês "Les Dégommeuses", que se apresenta como uma equipe de futebol formada principalmente por lésbicas e pessoas trans e cujo objetivo é lutar contra a discriminação.

Os poucos minutos em que a bandeira de 16 metros de comprimento por 4 metros de altura ficou visível serviram para atrair a atenção de parisienses e turistas. 

MUNDIAL CRITICADO

O governo do Qatar vem sendo criticado por questões políticas e culturais contra os direitos humanos. O Código Penal do país anfitrião proíbe a atividade homossexual para homens e mulheres e ainda prevê, como pena máxima, até mesmo o apedrejamento.