Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Apresentador da ESPN diz que Athletico-PR só não é mais relevante que três dos grandes clubes brasileiros

Jornalistas dos canais Disney debateram a presença do clube paranaense entre as principais equipes do Brasil

O Furacão tem sido destaque do futebol brasileiro nos últimos anos - Foto: Reprodução
Escrito por

É de conhecimento público que desde o início deste século, o Athlético-PR tem frequentado o cenário de grandes conquistas no futebol brasileiro. Com isso, comentaristas esportivos dos canais Disney Brasil levantaram o questionamento: o Furacão é mais relevante que quais clubes do tradicional grupo dos "12 grandes", grupo que inclui as maiores equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul?

Do título brasileiro em 2001 em diante, o clube paranaense conquistou três títulos de maior expressão (duas copas sul-americanas e uma Copa do Brasil), além de um vice-campeonato da Libertadores de 2005. Levando em conta estas conquistas dentro de campo, e uma estruturação fora das 4 linhas, os jornalistas da emissora debaterem sobre o Furacão: 

 - O fato é que a gente não tem nenhum motivo para se incomodar ou se 'assustar' com a menção do Athletico-PR como um dos clubes mais importantes do país, dada a estabilidade que o time alcançou com sua estrutura, com a presença constante em fases finais de grandes campeonatos e, acima de tudo, com as conquistas em âmbito nacional e internacional - afirmou Leonardo Bertozzi. 

Ubiratan Leal, destacou que outros clubes já passaram pelo mesmo momento que o rubro-negro do Paraná, mas afirma que o Furacão vem conseguindo se estabelecer no cenário nacional:
- O Athletico, nos últimos cinco anos, tem duas Copas Sul-Americanas, uma Copa do Brasil e um vice da Copa do Brasil. É claro que é bastante coisa, mas basta lembrar que o Bragantino também teve sucesso semelhante no início dos anos 90, assim como o São Caetano no começo dos anos 2000.
Gosto de analisar um universo maior, para ver o patamar que um clube se estabeleceu além de uma ou duas boas gestões. E acho que o Athletico-PR é forte nesse quesito, mesmo olhando um recorte maior - ressaltou ele.

O jornalista Fábio Sormani, optou por frear as comparações por conta da chegada do modelo clube empresa, e fez uma ressalva dizendo que hoje são mais que 12 grandes clubes no Brasil:
-Prefiro não entrar nessa dividida agora que Vasco e Botafogo se tornaram SAFs. Acho que vale mais a pena a gente dizer que temos agora 13 clubes grandes, ao invés de dizer que o Athletico hoje é maior do que este ou aquele. Para mensurar isso tem que se levar muitas coisas em conta e uma resposta dessas jamais será precisa.

Para o apresentador Bruno Vicari, a discussão vai além do debate da pergunta levantada, e afirmou:
- Hoje, só Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG são mais relevantes que o Athletico-PR no futebol brasileiro - o jornalista entende que o clube vem crescendo muito nos últimos anos, e já está na mesma prateleira das demais equipes citadas. 

Nesta quarta-feira, às 21h30, Athletico-PR e Palmeiras se enfrentam pela partida de ida da Recopa Sul-Americana de 2022, na Arena da Baixada, em Curitiba. O duelo coloca frente a frente o campeão da Copa Libertadores-2021 e o campeão da Copa Sul-Americana-2021.