Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 29/11/2019
02:20
Atualizado em 29/11/2019
08:00
Compartilhar

A vitória sobre o Palmeiras, do jeito que foi, simbolizou o que é o Fluminense em 2019. Apesar da grande quantidade de reforços na temporada (24 no total), os jogadores formados em Xerém foram os que mais ajudaram o Tricolor, tanto dentro, quanto fora de campo, antes mesmo do ano acabar. O LANCE! destacou cinco crias que estão desequilibrando. A permanência na Séria A está próxima de ser sacramentada e muito se deve ao desempenho desses atletas.

MARCOS PAULO
  

Marcos Paulo fez quatro gols em 2019  (Lucas Merçon/Fluminense)

A começar por Marcos Paulo, autor do gol que garantiu os três pontos para o Fluminense. O atacante voltou a ser fundamental, se consolidando como jogador mais decisivo do Tricolor nesta reta final. Desde que conquistou a titularidade contra a Chapecoense, na 28ª rodada, a cria de Xerém marcou três gols e deu uma assistência, coroando a confiança do técnico Marcão, que o bancou no time.

- Desde o momento em que ele entrou na equipe, foi porque demonstrou nos treinamentos que merecia esse espaço. Respeitamos o momento do atleta, que é um jovem, mas de grande talento. Tem um futuro brilhante pela frente e quer muito. Treina, aprimora a parte técnica e pede sempre mais. Teve a tranquilidade de um veterano para fazer o gol e nos deu a vitória.

JOÃO PEDRO

Gol de bicicleta foi o mais bonito do time em 2019<br> (Lucas Merçon/Fluminense)

Em baixa, mas não menos importante na temporada, está João Pedro. Além dos 10 gols, que lhe colocam como terceiro artilheiro do Fluminense em 2019, o atacante foi importante na questão financeira. As metas batidas por desempenho renderam bônus de 2 milhões de euros (R$ 9 milhões) para o clube, pagos pelo Watford, da Inglaterra, que o comprou em outubro do ano passado. O dinheiro foi usado para quitar duas folhas salariais que estavam atrasadas. Em janeiro, João Pedro se apresenta ao time inglês.

PEDRO

Pedro fez cinco gols em 2019 (Mailson Santana/Fluminense)

A negociação de Pedro com a Fiorentina, nas palavras do presidente Mário Bittencourt, "salvaram o ano do Fluminense". A venda rendeu R$ 36,5 milhões aos cofres do clube, que vai receber ainda 10% em uma futura transferência. Dentro de campo, o atacante teve poucas oportunidades devido a lesão no joelho direito. No entanto, marcou cinco gols.

DANIEL

Daniel é o garçom tricolor (Mailson Santana/Fluminense)

Menos badalado que os seus companheiros, Daniel é outra cria de Xerém que vem se destacando. O meia, que estreou nos profissionais em 2016, somava até o ano passado, 16 jogos com a camisa tricolor. Só em 2019 foram 53 partidas, que lhe renderam o apelido de "motorzinho" do time. Um dos mais regulares, o jogador marcou um gol e deu 10 assistências, o maior garçom do elenco. Por conta do bom desempenho e com contrato se encerrando em dezembro, está na mira de grandes clubes como Grêmio, Athletico e São Paulo. 

MARCOS FELIPE

Marcos Felipe superou a desconfiança (Lucas Merçon/Fluminense)

Por fim está Marcos Felipe, promovido a titular após ter sido o 3º goleiro durante toda a temporada. Com a lesão de Muriel, a cria de Xerém foi vista com desconfiança por parte dos torcedores e da imprensa. Afinal de contas, o goleiro de 23 anos tinha disputado apenas quatro partidas. Ao assumir o gol, Marcos Felipe está invicto, com duas vitórias e um empate, sendo vazado uma vez, no empate diante do Atlético-MG.

NÚMEROS DAS CRIAS

João Pedro e Marcos Paulo comemoram com os torcedores (Lucas Merçon/Fluminense)

Gols:
João Pedro - 10 
Pedro - 5 
Marcos Paulo - 4 
Digão - 2  
Ibañez, Pablo Dyego, Daniel, Wellington Nem e Frazan - 1 

Assistências:
Daniel - 10
Marcos Paulo - 4
​Mascarenhas, Igor Julião e João Pedro - 2 
Digão, Marcos Calazans e Pedro - 1

Siga o Lance! no Google News