Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Portuguesa-RJ x Fluminense pode fazer Roger Machado bater o melhor início de temporada como técnico

Em clima de revanche contra rival que já venceu o Flu no Carioca, Roger se vê a uma vitória de alcançar o melhor início de temporada da carreira como treinador

Roger Machado perdeu apenas um jogo à frente do Fluminense Lucas Merçon / Fluminense F.C
Escrito por

Neste domingo, às 16h, Fluminense e Portuguesa-RJ se enfrentam em confronto válido pelo jogo de ida das semifinais do Carioca. A partida que será realizada no Estádio Luso-Brasileiro, além de ter um gosto de revanche para o Fluminense - que foi derrotado por 3 a 0 para a Portuguesa na segunda rodada da Taça Guanabara -, pode mudar o retrospecto de Roger Machado como técnico. Isso porque, caso o Tricolor vença, o treinador alcançará o melhor início de temporada da carreira à frente de um clube. Com o desempenho apresentado pelo Flu nos últimos jogos, Roger já igualou seu início pelo Atlético-MG, ainda em 2017. 

> Veja as datas das semifinais do Carioca

Desde que estreou pelo Fluminense, na vitória por 1 a 0 diante do Flamengo, embora já tenha sido criticado pela torcida, Roger Machado vive o auge da carreira como técnico. Logo após o duelo contra o Santa Fé, pela Libertadores, o treinador completou seu 11º jogo comandando a equipe, e o desempenho, pelo menos no que diz respeito aos resultados, é ótimo. Até este momento, Roger acumula oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota ordenando Fred e companhia.

Assim, caso o Flu derrote a Portuguesa-RJ e saia com a vantagem no primeiro duelo das semifinais do Carioca, o técnico irá ultrapassar seu início promissor em 2017, àquela altura defendendo as cores do Atlético-MG. As campanhas, em relação ao mesmo período de tempo, são idênticas e ainda contam com a semelhança dos jogos realizados serem referentes a Estaduais e Libertadores. 

Veja o desempenho dos 11 primeiros jogos de Roger Machado em todas as temporadas como técnico:


Juventude (2014) - cinco vitórias, três empates e três derrotas.
Novo Hamburgo (2015) -  três vitórias, três empates e quatro derrotas.
Grêmio (2015) - sete vitórias, um empate e três derrotas.
Grêmio (2016) - sete vitórias, um empate e três derrotas. 
Atlético-MG (2017) - oito vitórias, dois empates e uma derrota. 
Palmeiras (2018) - sete vitórias, dois empates e duas derrotas. 
Bahia (2019) - seis vitórias, dois empates e três derrotas.
Bahia (2020) - cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. 
Fluminense (2021) - oito vitórias, dois empates e uma derrota. 

+ Relembre os gols mais marcantes de Fred pelo Fluminense

O rival da vez, no entanto, pretende fazer com que Roger Machado quebre a cabeça para conseguir a vitória do Fluminense e, consequentemente, ultrapassar sua meta pessoal. Embalados pela melhor campanha de toda a história do clube em uma Taça Guanabara - Portuguesa-RJ terminou tal fase em terceiro lugar, com um ponto a menos que o Flu -, a expectativa na Lusa é que a equipe repita o bom desempenho apresentado ao longo do campeonato. 

- O time todo assimilou muito bem a ideia de jogo proposta e conseguimos competir de igual para igual com as equipes de maior investimento. Agora, a situação no campeonato é diferente, mas estamos confiantes de que podemos repetir o feito e conseguir uma vaga nas finais. Se a chance existe, é agora. Será um desafio enorme, porém já mostramos que somos capazes de superar as dificuldades - disse Felipe Surian, técnico da Portuguesa-RJ, ao relembrar da vitória do time em cima do Flu, por 3 a 0, na segunda rodada do campeonato. 

Time sub-23 do Flu foi superado pela Portuguesa-RJ na segunda rodada da Taça Guanabara (FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC)

Dentro do Tricolor, por sua vez, entende-se que o momento agora é diferente. Quando a equipe perdeu para o time da Ilha do Governador, nem Roger nem o elenco principal estavam na partida. O comando, na época, era de Aílton Cruz, que lançou a equipe sub-23, liderada por Ganso, para o duelo.

No entanto, como já sinalizou em coletiva, Roger Machado deve ir para a semifinal com uma equipe mista ou praticamente reserva. O propósito da escolha se dá pela sequência pesada de jogos que os titulares passaram, entre Libertadores e Carioca. A diferença, é que agora o Flu conta com um 'banco de luxo', tendo a possibilidade de entrosar mais ainda Bobadilla e Abel Hernández, além de melhorar o condicionamento de Cazares, meio campista que será essencial ao longo da temporada. 

Além disso, para Roger Machado bater sua meta e o Fluminense conseguir um bom resultado rumo à final, o retrospecto é completamente favorável ao Tricolor. Em 70 jogos realizados na história, o Flu foi superior em 58 vezes, empatou seis e perdeu apenas seis partidas. O último jogo, inclusive, quebrou um tabu de 39 anos da equipe sem derrotas para a Lusa.