Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De olho no G6, Fluminense aposta no aproveitamento em casa para driblar retrospecto contra o Palmeiras

Fluminense venceu apenas 36 de 115 partidas disputadas contra o Palmeiras, mas conta com mais triunfos do que derrotas no Maracanã

Fluminense saiu derrotado do Allianz Parque por 1 a 0 no primeiro turno do Brasileiro (Cesar Greco / Palmeiras)
Escrito por

Neste domingo, o Fluminense recebe o Palmeiras no Maracanã para mais um desafio no Campeonato Brasileiro. Ainda na briga para entrar no G6, zona de classificação automática para a Libertadores, o Tricolor precisa superar a sequência negativa, desfalques importantes e o retrospecto desfavorável do confronto. Para isso, o time de Marcão pode contar com a vantagem que tem em casa sobre o adversário.

Em toda a história, Fluminense e Palmeiras se enfrentaram 115 vezes. Destas, o carioca só venceu 36 partidas, enquanto amargou 11 empates e 62 derrotas. No Allianz Parque, foram 41 derrotas e seis empates com o Verdão. Porém, quando o assunto é Maracanã, os números ficam mais equilibrados: o Flu acumula 25 vitórias, 11 empates e 21 derrotas. 

Na última vez que as equipes duelaram no Maracanã, pelo Brasileiro 2020, o jogo terminou em empate por 1 a 1, com gols de Evanilson e Luiz Adriano. Nesta temporada, o Tricolor saiu derrotado por 1 a 0, com um gol contra de Manoel. O resultado serviu para consolidar as sete vitórias consecutivas do Palmeiras, em sua maior sequência de invencibilidade deste Brasileiro, enquanto o Fluminense tentava estabilizar os resultados.

+ Fluminense x Palmeiras: onde assistir, horário, desfalques e prováveis escalações

No segundo turno, a situação é semelhante. Nas cinco rodadas anteriores, o Flu somou apenas seis pontos ao vencer o Flamengo e o Sport. Em contrapartida, o Palmeiras vem embalado por seis vitórias e pode atingir a marca do primeiro turno contra o Fluminense mais uma vez. Na reta final do campeonato, o time paulista busca diminuir a distância para o líder, o Atlético-MG, ao passo em que o carioca pretende se reaproximar do G6 para confirmar a classificação para o torneio continental.

Embora o confronto exija força total, Marcão tem outro obstáculo para sair com o triunfo. O técnico irá precisar suprir a ausência de Nino, que cumpre suspensão após terceiro cartão amarelo, e Luiz Henrique, que está com uma sobrecarga muscular na coxa esquerda. Como se a perda de dois titulares já não fosse o suficiente, o Moleque de Xerém é o artilheiro do Flu no Brasileiro, com quatro gols e duas assistências. No entanto, Gabriel Teixeira deve retornar após cumprir o período de transição.

Desta forma, o Tricolor se prepara para um dos confrontos mais importantes da competição. Ainda em condições de alcançar Internacional e Corinthians, na sétima e sexta colocações respectivamente, o Fluminense inicia uma corrida contra o tempo para recuperar os pontos perdidos e conquistar o principal objetivo do ano. Após a derrota para o Grêmio, as chances de conseguir a vaga caíram para 12%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.

Contudo, o Time de Guerreiros conta com a situação a seu favor. Com o retorno do público aos estádios, jogar em casa voltou a ser uma vantagem expressiva, em especial após a flexibilização da comercialização dos ingressos no Rio de Janeiro. Além disso, a equipe só perdeu três vezes no Maracanã neste Brasileiro e é a sétima melhor mandante da competição. Assim, o Fluminense tem potencial para entrar em campo de cabeça erguida e sair um passo mais próximo da Libertadores.

Na oitava colocação, o time acumula 42 pontos, em 11 vitórias, nove empates e 11 derrotas. O Fluminense enfrenta o Palmeiras às 18h15, no Maracanã, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida pelo Premiere e Tempo Real do LANCE!

*Estagiária sob a supervisão de Paulo Victor Reis