Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marcão valoriza chance dada aos jovens no Fluminense

Na reta final do Brasileirão, Fluminense atuou com vários jovens valores da base como o zagueiro Nogueira, de 21 anos

Pedro foi uma das promessas da base que ganhou chances no Flu (Foto: Mailson Santana / Fluminense FC)
Escrito por

O Fluminense entrou em campo nas últimas rodadas do Brasileirão sem grandes pretensões. Não era o cenário esperado por jogadores, comissão técnica e diretoria, mas, com a impossibilidade de chegar à Libertadores, jovens tiveram ganhando mais chances do que aconteceria se o Tricolor estivesse brigando por objetivos maiores.

Contra o Internacional, domingo, Marcão levou 12 "Moleques de Xerém" para Edson Passos, e sete terminaram o jogo, que rebaixou o Colorado, em campo.

Na visão do interino, a experiência de ser relacionado, mesmo que não seja acionado, é positiva para os jogadores que estão subindo das divisões de base.

- Sabemos que o Fluminense revela talentos toda hora. Quando temos a oportunidade de fazer isso acontecer, temos que aproveitar. Ainda tivemos no banco Mateus Norton e o Marquinhos Calazans. Temos que aproveitar essa mescla com os experientes e os de Xerém - comentou Marcão, que volta a ser auxiliar-técnico em 2017.

Marcão avalia que o zagueiro Nogueira foi quem melhor aproveitou a chance entre os titulares. Com as férias antecipadas de Gum e Renato Chaves lesionado, o jovem formou dupla com Henrique nas últimas duas rodadas.

Nogueira, de 21 anos, brigará por mais chances em 2017, e, de acordo com Marcão, as atuações diante de Figueirense e Internacional deixam boas impressões ao novo treinador Abel Braga.

- O Nogueira trabalhou durante todo o ano com muita intensidade, não deixou cair em nenhum momento. Mereceu terminar assim. É seguro. Tenho certeza de que o Abel está vendo, e ele deu o seu recado - disse Marcão.

Sub-20 recém-integrados
Com a antecipação das férias de 12 jogadores no dia 2 de dezembro, o Flu buscou no time sub-20 quatro jogadores para integrar o elenco na preparação para o jogo contra o Internacional. São eles: zagueiro Guilherme Crepaldi e Alex, o lateral-esquerdo William e o meia Pedrinho. A permanência deles no grupo principal ainda está indefinida.

Com moral e garantidos

Wellington, Douglas e Gustavo Scarpa são as revelações de Xerém que terminam o ano como titulares incontestáveis no Fluminense. Marcos Junior, Pedro e Nogueira também fazem parte do planejamento inicial para a temporada. Os três tiveram chances, mas não se firmaram como titulares, assim como o lateral-direito Igor Julião.

Sem chances em 2016

O zagueiro Alan Fialho, que defendeu o Arka Gdynia, da Polônia, no primeiro semestre, e o volante Marlon Freitas treinaram com o elenco principal, mas não chegaram a entrar em campo pelo Fluminense neste ano. Os dois têm contrato e podem seguir no clube em 2017, assim como o volante Mateus Norton e o meia-atacante Marquinhos Calazans, que passaram a treinar com o time principal a partir de outubro.