Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marcão tenta primeira vitória sobre o Flamengo no comando do Fluminense; veja o aproveitamento

Em três passagens como técnico, o comandante tricolor disputou cinco clássicos e sofreu apenas uma derrota, justamente para o Fla

Marcão tem 53,3% de aproveitamento em clássicos como técnico do Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C)
Escrito por

O Fluminense terá, neste sábado, mais uma missão decisiva para as pretensões de ir à Libertadores. Após a vitória sobre o Athletico-PR, na última rodada, o Tricolor enfrenta o Flamengo, às 19h, no Maracanã. Assim como o adversário anterior, o rival se prepara para a Copa do Brasil. Pelos lados do CT Carlos Castilho, Marcão busca ampliar o aproveitamento em clássicos. Em sua terceira passagem pelo comando do time, o técnico sofreu apenas uma derrota.

No total, foram duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos, somando um aproveitamento de 53,3% em clássicos. A única partida perdida foi justamente para o Fla, em 2019, quando Marcão assumiu a equipe pela primeira vez. Na atual temporada, o treinador tem 13 jogos, sendo cinco triunfos, quatro empates e quatro derrotas.

PRIMEIRA PASSAGEM
Na primeira vez em que assumiu o time, em 2019 após a saída de Fernando Diniz, Marcão vivenciou o primeiro clássico como técnico diante do Botafogo - e venceu por 1 a 0, na 23ª rodada do Brasileiro. Quatro jogos depois, o time encarou o Flamengo e perdeu por 2 a 0, no Maracanã. No duelo contra o Vasco, o jogo acabou empatado e sem gols. 

> Confira a classificação da Série A do Brasileiro

SEGUNDA PASSAGEM
Em 2020, Marcão também se tornou técnico interino por conta da ida de Odair Hellmann para o Al-Wasl, dos Emirados Árabes. Na ocasião, ele comandou a equipe em apenas dois clássicos: no empate contra o Vasco por 1 a 1, na 25ª rodada, e na vitória sobre o Botafogo, na 32ª partida do Brasileiro.

Nesta temporada, o time ainda não enfrentou rivais sob a direção de Marcão. O treinador voltou ao cargo de auxiliar técnico antes da primeira rodada do Campeonato Carioca, dando lugar a Roger Machado, que estreou em um clássico com o Flamengo. O Flu, ainda sob o comando do antigo treinador, bateu o Rubro-Negro por 1 a 0 no primeiro turno do Brasileirão.

+ Vai dar? Fluminense melhora chances de classificação para a Libertadores após vitória contra o Athletico-PR

Curiosamente, os times de Marcão ganharam somente do Botafogo, assim como só empataram com o Vasco e teve a única derrota para o Flamengo. Com apenas um adversário local também na Série A, o Fla-Flu é a única chance do ano para ampliar os resultados favoráveis de Marcão em clássicos, especialmente contra um provável time alternativo do Flamengo.

Em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro com 36 pontos, o Fluminense sonha com uma vaga na próxima Libertadores.

*Estagiária sob a supervisão de Luiza Sá