Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Libertadores: Fluminense reencontra River e terá que ‘vencer’ altitude para buscar classificação

Tricolor está no Grupo D, com os argentinos do Monumental de Ñunez, The Strongest e Sporting Cristal

O Fluminense já venceu o River Plate na Argentina recentemente (Foto: Staff Images / Conmebol)
Escrito por

O Fluminense conheceu seu adversários na Copa Libertadores nesta segunda-feira, em sorteio realizado na sede da Conmebol, no Paraguai. O Tricolor reencontrará o River Plate na fase de grupos após dois anos, e terá de vencer a altitude do The Strongest, em La Paz, e os peruanos do Sporting Cristal se quiser conseguir a classificação. 

+ Grupo do Fluminense na Libertadores: conheça os adversários na fase de grupos

Por estar no Pote 2, a equipe de Fernando Diniz não foi cabeça de chave, mas entra como uma das principais forças do grupo. O Fluminense deve competir com o River Plate pela primeira posição e precisa ter cuidado com confrontos mais "tranquilos", como diante do Sporting Cristal. O LANCE! repassa o Grupo D e todas as suas nuances. 

REENCONTRO COM O RIVER 

Como mencionado, o grande adversário do Fluminense no Grupo D é o River Plate. Tradicional, campeão de quatro Libertadores, os Millonarios chegam como cabeça de chave pelo ranking da Conmebol e com elenco bastante diferente das últimas temporadas. A equipe argentina perdeu o artilheiro Julian Álvarez e o técnico Marcelo Gallardo. 

Mesmo assim, os argentinos estão acostumados a este tipo de competição, tendo participado das últimas oito edições. Além disso, manteve as referências técnicas em De La Cruz e Armani. No entanto, o grande reforço será o Monumental de Ñunez, reformado e com a capacidade aumentada, um caldeirão para os torcedores do River Plate. 

+ Mário Bittencourt analisa grupo do Fluminense na Libertadores e brinca: 'Grupo da morte'

O último confronto, no entanto, não rendeu boas memórias ao argentinos, muito pelo contrário. Os tricolores venceram com autoridade, por 3 a 1, no Monumental de Ñunez, com gols de Nenê, Yago Felipe e Martinelli. Ao todo, as equipes se enfrentaram seis vezes, com duas vitórias do Fluminense, três empates e uma vitória do River Plate. 

Martinelli comemora o gol sobre o River no Monumental de Ñunez (Foto: Staff Images/CONMEBOL)

ALTITUDE TRAIÇOEIRA

Além do River, o Fluminense terá The Strongest e Sporting Cristal pela frente, rivais de nível mais acessível que o cabeça de chave. Contudo, a equipe de Fernando Diniz deve ter cautela. O time boliviano conta com a altitude de quase de quatro mil metros a seu favor, e já fez vítimas brasileiras recentemente, como o Santos. 

Os peruanos, comandados por Tiago Nunes, por sua vez, vem embalados de classificação na fase prévia, depois de eliminar Nacional, do Paraguai, e Hurácan, da Argentina. Entre viagens complicadas e confrontos difíceis, o Fluminense precisará manter os pés no chão e confiar na capacidade já mostrada pelo elenco para conseguir a classificação. 

Diniz disputará a Libertadores no Fluminense pela primeira vez (Foto: Armando Paiva / LANCE!)

A equipe comandada por Diniz estreará na Libertadores 2023 diante do Sporting Cristal, no Peru. A data ainda não foi definida pela Conmebol, mas deve ficar entre os dias 04 e 06 de abril, conforme reservado no calendário. 

VEJA O CALENDÁRIO DO FLUMINENSE NA LIBERTADORES

1ª rodada: Sporting Cristal x Fluminense (04 a 06/04)
2ª rodada: Fluminense x The Strongest (18 a 20/04)
3ª rodada: Fluminense x River Plate (02 a 04/05)
4ª rodada: The Strongest x Fluminense (23 a 25/05)
5ª rodada: River Plate x Fluminense (06 a 08/06)
6ª rodada: Fluminense x Sporting Cristal (27 a 29/06)