Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LDU, Junior Barranquilla, adversários inéditos… veja como pode ser a vida do Fluminense na Sul-Americana

Tricolor está no Pote 4 para o sorteio, que acontece nesta sexta-feira; alguns possíveis adversários da fase de grupos já enfrentaram o Flu em edições passadas

Fluminense enfrentou o Junior Barranquilla pela Libertadores (FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC)
Escrito por

Depois da saída precoce na terceira fase da Libertadores, é a hora de o Fluminense virar a chave. Com a queda do principal objetivo da temporada, a equipe irá disputar a Copa Sul-Americana, e conhecerá seus primeiros adversários nesta sexta-feira, no sorteio da fase de grupos. Um dos favoritos para a competição, o Tricolor pode ter pela frente tanto rivais com quem já encontrou em edições passadas de mata-mata, quanto clubes que nunca enfrentou antes. Veja a seguir as possibilidades. 

Para o sorteio, o Flu integra o quarto pote, onde estão os eliminados da terceira fase da Libertadores e clubes com as piores posições no ranking da Conmebol. Os grupos serão formados conforme a ordem de aparição dos nomes nos potes, mudando a ordem apenas se saírem times do mesmo país. Portanto, além de não enfrentar brasileiros, o Tricolor também não tem como encarar, por exemplo, o Barcelona de Guayaquil (EQU), que está no mesmo pote.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

Entre os possíveis adversários da fase de grupos, estão alguns antigos conhecidos do Fluminense e um deles deixou uma marca importante e negativa na história. No pote 1, a LDU (EQU) pode ser o primeiro desafio do time carioca na competição. Os equatorianos são pedra no sapato do Flu e venceram a Libertadores de 2008 sobre o Tricolor, assim como a própria Sul-Americana de 2009. Outro que deu trabalho recentemente foi o Junior Barranquilla (COL), adversário na Libertadores de 2021 que empatou em casa e venceu por 2 a 1 no Maracanã. Os colombianos também são cabeça de chave.

No segundo pote, está o Unión La Calera (CHI), que eliminou o Fluminense na primeira rodada da Sul-Americana de 2020 em uma das quedas mais frustrantes dos últimos anos. Entre os clubes do terceiro pote, o Banfield (ARG) pode reencontrar o Flu, depois da eliminação na edição de 2005, nas oitavas de final. Há também adversários que o Tricolor enfrentou a muito tempo atrás mas em amistosos, como o Independiente de Medellín (COL), o Racing (ARG) e o Independiente (ARG). 

> Veja e simule a tabela do Carioca

Porém, a maioria dos adversários são clubes que nunca entraram em campo contra o Flu. São eles: Lanús (ARG), Defensa y Justicia (ARG), Jorge Wilstemann (BOL), Melgar (PER), Montevideo Wanderers (URU), Oriente Petrolero (BOL), Deportivo La Guaira (VEN), River Plate (URU), Metropolitanos (VEN), Atlético Unión (ARG), Ayacucho (PER) e 9 de Octubre (EQU). Assim, é quase certo de que o Tricolor tenha confrontos inéditos já na fase de grupos da Sul-Americana. Relembre abaixo todos os potes.

Na etapa seguinte, o Tricolor pode enfrentar clubes brasileiros. O Atlético-GO, que eliminou a equipe na Copa do Brasil em 2020, pode entrar no caminho do Flu. O São Paulo, adversário eliminado pelo time carioca nas quartas de final da Libertadores em 2008, também é uma possibilidade. Além deles, Ceará, Santos, Internacional e Cuiabá irão participar da Sul-Americana. 

Ainda que o cenário não tenha ocorrido como esperado, o Fluminense ainda pode conquistar um título continental. Longe de ser um objetivo fácil, apesar do favoritismo, o Tricolor terá que se classificar como líder do grupo para avançar às oitavas de final. No que depender do chaveamento, a primeira etapa da Sul-Americana promete grandes confrontos. 

VEJA OS POTES PARA A FASE DE GRUPOS:

Pote 1:


Santos (Brasil)
Independiente (Argentina)
São Paulo (Brasil)
Internacional (Brasil)
Racing (Argentina)
LDU (Equador)
Lanús (Argentina)
Junior Barranquilla (Colômbia)

Pote 2:

Defensa y Justicia (Argentina)
Jorge Wilstermann (Bolívia)
Independiente Medellín (Colômbia)
Melgar (Peru)
Montevideo Wanderers (Uruguai)
Oriente Petrolero (Bolívia)
Deportivo La Guaira (Venezuela)
Unión La Calera (Chile)

Pote 3:

River Plate (Uruguai)
Atlético Goianiense (Brasil)
Ceará (Brasil)
Banfield (Argentina)
Metropolitanos (Venezuela)
Unión Santa Fé (Argentina)
Ayacucho (Peru)
9 de Octubre (Equador)

Pote 4:

Antofagasta (Chile)
Guaireña (Paraguai)
Cuiabá (Brasil)
General Caballero (Colômbia)
Barcelona de Guayaquil (Equador)
Fluminense (Brasil)
Universidad Católica (Equador)
Everton (Chile)