Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lapidado por Abel, Richard muda esquema e banca absolutos. Entenda

Treinador enxerga características defensivas e adapta posicionamento de volante para trocar formação do meio. Wendel, Sornoza e Douglas disputam outras duas vagas

FOTO LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Escrito por

As duas vitórias seguidas do Fluminense parecem ter amenizado a má fase tricolor. Mais do que seis pontos - importantíssimos - a equipe voltou a jogar bem e a empolgar os torcedores. Muito se deve ao novo esquema tático de Abel Braga, do qual apenas Richard, recém-chegado para compor elenco, é titular absoluto no trio do meio de campo.

Contrapeso de Robinho, o volante vindo do Atibaia ganhou a vaga nos treinos enquanto Orejuela disputava as Eliminatórias com a seleção. O equatoriano, até então titular absoluto, voltou direto para o banco. A escolha de Abel Braga não foi apenas técnica - serviu para mudar a característica do meio de campo. E o treinador viu em Richard o que precisava para impor o novo padrão.

- Mudei um pouco a minha característica. Desde que cheguei, Abel me colocou de primeiro volante. Me adaptei. Estou ajudando o time da melhor maneira possível - diz o camisa 25, apresentado como segundo volante e recuado por Abelão.

- Desde a minha aparição contra o Atlético-PR, faço o melhor. (A titularidade) é fruto de trabalho. A gente nem conversa muito. O que Abel me pede é marcação. E, quando tiver com a bola, jogar.

ENTENDA O NOVO POSICIONAMENTO

Sem Richard
O esquema '3.0', com três volantes, não teve bom desempenho e ficou cinco jogos sem vencer no Brasileirão. Com Scarpa e Wellington abertos, Douglas e Wendel precisavam se desdobrar na criação e marcação. Orejuela, em má fase, não garantia a segurança da defesa e pouco acrescentava no ataque.

Com Richard
​A entrada de Richard, fixo na marcação, liberou Douglas para participar da criação ao lado de Sornoza, com auxílio de Scarpa mais recuado. Menos habilidoso que Wellington, Marcos Júnior contribui recompondo a linha no meio de campo. Marlon e Lucas podem chegar à linha de fundo pelas laterais