Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Histórico jogador do Fluminense, Escurinho morre aos 90 anos

Quinto jogador que mais defendeu a camisa do Tricolor das Laranjeiras, ex-ponta, que sofria do Mal de Alzheimer, não resiste à falência de múltiplos órgãos

Foram 110 jogos em dez anos nas Laranjeiras (Foto: Divulgação / Fluminense)
Escrito por

Os corações tricolores estão de luto. Neste sábado, o ex-ponta-esquerda do Fluminense, Escurinho, morreu aos 90 anos. Ele, que estava com 90 anos, sofria do Mal de Alzheimer e teve uma falência múltipla dos órgãos. Seu nome ficou cravado na história do clube por ser o quinto jogador a defender a camisa do Tricolor das Laranjeiras: foram 490 partidas.

Benedito Custódio Ferreira nasceu em 3 de junho de 1930 em Nova Lima (MG). Após iniciar sua carreira no amador Esporte Clube Morro Velho, assinou contrato com o Villa Nova, clube da cidade mineira. Pela equipe, foi campeão estadual e também se destacou na Seleção Mineira.


Seu desempenho logo chamou a atenção do Fluminense. Em 1954, desembarcou nas Laranjeiras com a missão de disputar vaga com Quincas, Joel e Robson. No Tricolor, logo caiu nas graças da torcida. Rápido nos cruzamentos e em finalizações, o "Flecha Negra" foi decisivo nas conquistas do Carioca de 1959 e nos Torneios Rio-São Paulo de 1957 e 1960.

Ainda defendeu a Seleção Brasileira em dez oportunidades. Porém, seu nome acabou escrito mesmo na história do Fluminense: com 490 jogos, foi o quinto atleta que mais atuou com a camisa tricolor. Após deixar as Laranjeiras, ainda passou por Junior Barranquilla, Portuguesa-RJ e Bonsucesso. 

FLUMINENSE DEIXA SEU PESAR

Em nota, o Flu se manifestou sobre a perda do ídolo:

"O Fluminense lamenta o falecimento de Benedito Custódio Ferreira, o Escurinho, quinto jogador com mais partidas pelo Tricolor (490). Parte de uma geração marcante do clube, ele ainda marcou 110 gols pelo Flu. Toda a força aos familiares e amigos".