Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense traz reforços pontuais na janela de transferência e foca em fortalecer a espinha dorsal de Diniz

Depois da saída de Luiz Henrique e da aposentadoria de Fred, Tricolor focou no setor ofensivo para a sequência do ano. O clube anunciou as chegadas da dupla Alan e Marrony

Alan e Marrony foram as contratações do Fluminense para a sequência da temporada (Foto: Divulgação/Fluminense)
Escrito por

O Fluminense não teve uma participação agressiva nesta segunda janela de transferência, mas focou em suprir as saídas recentes. Com apenas dois reforços pontuais, o clube procurou manter a espinha dorsal para dar sequência ao trabalho e a implementação do estilo de jogo de Fernando Diniz. Abaixo, o LANCE! traz um balanço do mercado tricolor.

Os principais investimentos ficaram por conta das oportunidades de mercado após a saída de Luiz Henrique, que assinou com o Real Bétis, da Espanha. Com isso, o foco foi em fortalecer o setor ofensivo, e o clube carioca sacramentou as chegadas da dupla de ataque Alan e Marrony.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

O primeiro é cria da base de Xerém e estava no futebol chinês (Beijing Guoan). Depois de 12 anos, o atacante ficou livre no mercado e seu retorno assinou até 2024. O segundo, por sua vez, foi revelado pelo Vasco e teve uma curta e fraca passagem pelo Atlético-MG. Cedido pelo Midtjylland, da Dinamarca, o jogador ficará no Tricolor, por empréstimo, até julho de 2023.

Além dos dois reforços anunciados, uma peça importante retornou de empréstimo e chega para ser uma opção no time de Fernando Diniz. O uruguaio Michel Araújo ficou meses no Al Wasl, Emirados Árabes, e está de volta. 

+ ATUAÇÕES: Felipe Melo falha duas vezes e recebe a pior nota na derrota do Fluminense

Nas saídas, Luiz Henrique, um dos principais destaques do time no primeiro semestre, assinou com o Real Betis até 2028. Aos 21 anos, o jogador chegou ao clube com apenas 11 anos e desde então se destacou até fazer 118 jogos, com 14 gols e 13 assistências pelos profissionais. 

Um dos maiores ídolos do Fluminense, Fred optou por encerrar sua vitoriosa carreira. Com um festa inesquecível, que ficará para sempre guardada na memória dos tricolores, o atacante realizou sua última partida dia 9 de julho contra o Ceará, no Maracanã.

Na defesa, Luccas Claro preferiu aceitar a proposta do Eyüpspor, da Turquia, e rescindiu com o clube, que receberá uma compensação financeira. O lateral-esquerdo Marlon também ingressou no futebol turco, no Ankaragücü. Muriel também foi um dos nomes que deixaram o clube em direção ao Limassol, do Chipre.

+ Após revés, Fernando Diniz diz que faltou intensidade ao Fluminense e destaca: 'Foi um ponto fora da curva'

Ao longo desta janela, o Fluminense conseguiu manter o jovem Matheus Martins, que tem atuado no lugar de Luiz Henrique. O jovem teve uma proposta da Udinese, da Itália, mas o clube recusou a proposta - as negociações ainda podem acontecer. Nino também tem mercado e segue sendo observado, mas nenhuma proposta concreta chegou à mesa tricolor.

Luiz Henrique assinou com o Betis (Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

QUEM CHEGOU

Alan:
Revelado pelo clube carioca, o atacante permaneceu doze anos no futebol chinês. Depois de ficar livre no mercado, ele chega mais experiente para reforçar o ataque tricolor. O jogador ainda não fez a sua reestreia por questões contratuais e lesão.

Marrony: O atacante foi revelado pelo rival Vasco, mas não teve uma passagem marcante pelo Atlético-MG. No futebol dinamarquês, ele não conseguiu e firmar e tentará no retomar a carreira sob o comando de Fernando Diniz.

QUEM RETORNOU

Michel Araújo: O jogador já pertencia ao Fluminense, mas estava emprestado ao Al Wasl, Emirados Árabes. Com o fim do contrato, o uruguaio está de volta e surge como opção no elenco tricolor para a sequência da temporada. 

Fred se despediu do futebol com festa (Armando Paiva / Lancepress!)

QUEM SAIU

Luiz Henrique: Uma das maiores revelações do Fluminense nos últimos anos, o atacante assinou com o Real Betis até 2028. O atleta é mais uma das crias de Xerém a ganhar o mundo e ingressar no futebol do Velho Continente.

Fred:
 Ídolo do Fluminense, o experiente jogador decidiu encerrar a carreira com diante de mais 63 mil tricolores no Maracanã. O ex-jogador também colocou os pés na forma ao entrar na Calçada da Fama do emblemático estádio.

Luccas Claro: Depois de perder espaço entre os titulares, o defensor aceitou uma proposta do Eyüpspor, da Turquia, e acertou a rescisão com o Fluminense. O clube carioca receberá uma compensação financeira, porém os valores não foram revelados.

Marlon,:
 O jogador foi mais um a deixar o Fluminense e assinar com um clube turco: Ankaragücü. Ele abriu mão dos salários, e o clube carioca ficou com 30% de seus direitos econômicos. O lateral assinou até junho de 2024.

Muriel: 
Contratado em 2019 pelo Tricolor, o arqueiro rescindiu de maneira amigável e assinou com o Limassol, do Chipre. Com a chegada de Fábio, o atleta ficou como terceira opção na posição e decidiu seguir novos rumos.

Nino foi sondado, mas segue no Flu (Mailson Santana/Fluminense FC)

OUTRAS NEGOCIAÇÕES

Matheus Martins:
O jogador tem sido o principal substituto de Luiz Henrique. Cria de Xerém, ele teve uma proposta da Udinese, da Itália, que foi recusada pelo Fluminense. A janela fecha nesta segunda-feira, e os italianos ainda podem tentar uma última cartada.

Nino: Destaque tricolor, o defensor é sondado pelo futebol do Velho Continente, mas o clube resistiu às investidas. No momento, nenhuma proposta concreta evoluiu para uma possível saída do jogador.