O Fluminense Football Club anunciou nesta sexta-feira (29), de forma oficial, o retorno de sua equipe adulta masculina de basquetebol após um hiato de doze anos. A reativação do time principal marca a volta do clube a um cenário de grande tradição em sua história e inclui a participação em competições estaduais e nacionais já na temporada atual.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A equipe será comandada pelo técnico Marcio Andrade, profissional que já esteve à frente do último projeto do Fluminense na modalidade, no ano de 2013. A composição do elenco seguirá um modelo que integra atletas experientes a jovens talentos desenvolvidos nas categorias de formação do próprio clube, em Laranjeiras.
O calendário de competições já está definido. O Fluminense disputará o Campeonato Carioca, com sua estreia prevista para a Taça Guanabara, e também o Campeonato Brasileiro de Basquete (CBB), torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
O retorno representa a retomada de uma trajetória histórica do clube na modalidade. Pioneiro do basquetebol no Rio de Janeiro, o Fluminense detém 16 títulos estaduais, com destaque para o octacampeonato consecutivo conquistado entre 1920 e 1927. A última conquista do time adulto no campeonato estadual ocorreu em 1988.
Segundo o clube, a decisão de reativar a equipe principal está alinhada a um planejamento estratégico de fortalecimento dos esportes olímpicos, capitalizando os bons resultados obtidos nas categorias de base do basquetebol nos últimos anos.
Brasil joga contra os EUA na semifinal da AmeriCup
O Brasil enfrenta os Estados Unidos neste sábado (30), às 17h40 (de Brasília), no Polideportivo Alexis Argüello, em Managua, capital da Nicarágua, na América Central, pela semifinal da AmeriCup.
A Seleção Brasileira de basquete venceu a República Dominicana por 94 a 84 na última quinta-feira (28) e garantiu vaga na semifinal da AmeriCup. Com apenas uma derrota no campeonato, justamente para os americanos, o Brasil faz uma temporada sólida, com Georginho de Paula, Yago Mateus e Bruno Caboclo sendo os destaques em todas as partidas.
Os Estados Unidos, por sua vez, também saíram da fase classificatória com uma derrota, para o Uruguai por 86 a 85. Apesar disso, os americanos deram o troco, batendo os uruguaios por 83 a 70 nas quartas de final.
No retrospecto geral do confronto, os EUA levam larga vantagem. Foram 35 confrontos no total, com dez vitórias brasileiras contra 25 americanas. A última vitória sul-americanos aconteceu em fevereiro de 2023, por 83 a 76.