Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reta final: Flu se inspira em histórias cariocas por arrancada no Brasileirão

Faltando nove jogos para o término do Campeonato Brasileiro, Tricolor precisa arrancar por uma vaga na Libertadores - neste domingo, faz confronto direto contra o Atlético-MG

Fluminense se inspira em arrancadas cariocas no Brasileiro por vaga na Libertadores (Foto: Reprodução/Divulgação)
Escrito por

O Campeonato Brasileiro chega em sua reta final e o Fluminense vê as suas chances de buscar lugares mais altos na tabela de classificação ficando pelo caminho. Ocupando o 9º lugar com 37 pontos, está a seis do Ceará, o primeiro da zona de rebaixamento, e nove do Atlético-MG, adversário que enfrenta neste domingo, às 16h, no Nilton Santos. Apesar da irregularidade atual, o Tricolor se espelha na sua própria história e nos rivais para se motivar por uma "arrancada final" no torneio. 

Faltam nove rodadas para o término do Brasileirão e o Fluminense tem uma sequência de cinco jogos em casa e quatro jogos fora: Atlético-MG (C), Santos (F), Vasco (C), Sport (C), Palmeiras (F), Ceará (C), Bahia (F), Internacional (F), América-MG (C). Apesar do foco da temporada ser a Copa Sul-Americana, a equipe pode se espelhar em uma campanha antiga para acreditar.

Em 2009, o Fluminense também se dividiu pelo título da Copa Sul-Americana e uma arrancada improvável contra o rebaixamento no Brasileirão. Também na 30ª rodada, ocupava a 20ª colocação e somou 21 pontos com seis vitórias e três empates nos últimos nove jogos. Com a pontuação, deixou para trás os 99% de risco e terminou na 16ª posição - permanecendo na Série A. 

Naquele mesmo ano, o Flamengo deu outro exemplo a ser seguido. A arrancada rubro-negra também foi iniciada na 30ª rodada, quando venceu o Palmeiras por 2 a 0, no Parque Antártica. Andrade levou a equipe do 6º lugar para o título brasileiro. Na ocasião, somou 22 pontos com sete vitórias, um empate e uma derrota.  

O Botafogo mostra que também é possível sair do meio da tabela e buscar uma vaga na Libertadores. No Campeonato Brasileiro de 2016, o Alvinegro arrancou na 28ª rodada, quando venceu o Corinthians por 2 a 0, dentro do Nilton Santos. Nas rodadas finais, somou 20 pontos com seis vitórias, dois empates e três derrotas. O resultado foi o quinto lugar com Jair Ventura.  

Já o Vasco mostrou que mesmo com elenco limitado, um bom trabalho de um treinador pode fazer a equipe chegar na parte de cima da tabela. Caso de Zé Ricardo, que pegou o Vasco com risco de rebaixamento em 2017 e somou 23 pontos à partir da 27ª rodada - foram seis vitórias, cinco empates e uma derrota. A equipe terminou o Brasileirão daquele ano na sétima colocação.