Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fernando Diniz se aproxima de marca expressiva como treinador do Fluminense

Somando as duas passagens, técnico tricolor tem 96 jogos pelo clube carioca e pode atingir número centenário nas semifinais do Cariocão. Aproveitamento atual é de quase 60%

Diniz renovou recentemente seu contrato com o Fluminense até o fim de 2024 (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)
Escrito por

O Fluminense volta a campo no próximo sábado, quando enfrentará a Portuguesa pela nona rodada da Taça Guanabara. O jogo será o 97º do técnico Fernando Diniz à frente do comando técnico do clube carioca durante suas duas passagens, ou seja, está a dois de atingir a marca expressiva de 100 jogos como treinador do Tricolor.

Contratado pela primeira vez em 2019, Diniz comandou a equipe em 44 jogos, mas a péssima campanha que o Flu fazia na ocasião no Campeonato Brasileiro culminou na saída do técnico. Em 2022, o mineiro de Patos de Minas acumulou 52 partidas e ganhou moral com a torcida depois de deixar a desconfiança para trás.

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023

Quando chegou na primeira vez, Diniz logo implantou seu estilo de jogo, com muita posse de bola. A equipe criava muito, mas às vezes esbarrava na má pontaria. Na última partida do treinador, inclusive, o Fluminense finalizou incríveis 33 vezes, mas foi derrotado por 1 a 0 para o CSA. Fernando deixou o Flu na zona de rebaixamento.

Mais maduro e experiente, o comandante voltou ao clube carioca no ano passado e novamente deu sua cara, mas sem tanto radicalismo. Quando necessário, a equipe não abusa de jogadas perigosas. Prova da mudança de postura é o baixo número de gols marcados em 2023 em comparação com a ofensividade do estilo de Fernando Diniz - foram dez gols feitos na temporada.

+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!

Com classificação bem encaminhada para a fase decisiva do Cariocão, o centésimo jogo de Fernando Diniz como treinador do Fluminense pode ser na primeira partida das semifinais do Estadual, provavelmente entre os dias 18 e 19 de março.

Agora, além dos números, Fernando Diniz busca seu primeiro título dirigindo uma grande equipe do futebol brasileiro. No currículo, as únicas conquistas do treinador são a Copa Paulista e a Série A3 do Campeonato Paulista, com o Votoraty, em 2009, e a Copa Paulista de 2010, com o Paulista de Jundiaí.

+ Brasileiros vão estrear na Libertadores 2023! Saiba os 30 elencos mais valiosos da competição

Primeira passagem de Diniz no Fluminense durou exatamente oito meses (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

NÚMEROS DE FERNANDO DINIZ NO FLUMINENSE

Primeira passagem


44 jogos
18 vitórias
11 empates
15 derrotas
71 gols marcados
48 gols sofridos

49,2% de aproveitamento

Segunda passagem

52 jogos
31 vitórias
10 empates
11 derrotas
94 gols marcados
50 gols sofridos

66% de aproveitamento

Números totais

96 jogos
49 vitórias
21 empates
26 derrotas
165 gols marcados
98 gols sofridos

58,3% de aproveitamento