Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De titular a negociável: Calegari teve altos e baixos no Fluminense em 2023 antes de iminente saída

Lateral começou o ano sendo destaque na equipe de Fernando Diniz, mas erro contra o Botafogo fez atleta cair de produção e perder espaço. Destino é o futebol dos Estados Unidos

Calegari tem 84 jogos pelo Fluminense e um gol marcado (Foto: Mailson Santana / Fluminense)
Escrito por

Perto de deixar o Fluminense para defender o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, Calegari pode dizer que seu 2023 foi intenso no Tricolor. Mesmo com menos de dois meses de temporada, o jovem de 20 anos viveu bons e maus momentos e agora está fazendo as malas para se mudar para o futebol norte-americano.

Calegari vai assinar contrato com a equipe da Major League Soccer por empréstimo, mas o clube dos Estados Unidos terá opção de compra. Os valores giram em torno de 300 mil euros (R$ 1,6 milhão) pela cessão, enquanto a poderá ser concretizada em 2 milhões de euros (R$ 11 milhões).

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023


O início de ano de Calegari foi bom, até superando expectativas no Fluminense. Depois de encerrar 2022 como reserva, o atleta começou a nova temporada no time titular, mas em uma posição diferente. Volante de origem, o camisa 31, que tinha se estabelecido na lateral direita, foi o dono da posição na ala esquerda e agradou.

Nas duas primeiras partidas que fez no ano, contra Resende e Madureira, Calegari foi um dos destaques e mostrou que era, de fato, opção para o setor. Mesmo com a chegada de Jorge para a posição, o técnico Fernando Diniz começou a temporada com o jovem da base.

O calvário do jogador, porém, começou na quinta rodada, quando o Fluminense perdeu para o Botafogo por 1 a 0. Na partida em questão, quando o jogo estava empatado, o Tricolor teve um pênalti a ser favor, e Calegari, surpreendentemente, foi para a cobrança. O goleiro alvinegro fez a defesa e evitou que o placar fosse aberto.

Na partida seguinte, contra o Volta Redonda, o lateral mais uma vez foi titular, mas novamente teve atuação ruim. O Fluminense perdeu por 1 a 0, e o gol da equipe adversária teve falha de Calegari, que foi sacado do time a partir daí.

Desde então, o Fluminense fez mais duas partidas, contra Audax Rio e Vasco, e Fernando Diniz optou por Jorge e Guga, respectivamente, nos duelos. Em ambos, Calegari foi opção no banco de reservas, mas em nenhuma delas foi acionado.

+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!

+ Estudo aponta clubes com as categorias de base mais valiosas do mundo; veja top-30

CHEGADA DE ALEXSANDER AUMENTA CONCORRÊNCIA

Se com Jorge e Guga a situação de Calegari já era difícil, nos últimos dias a concorrência aumentou. O Fluminense ganhou nessa semana um reforço caseiro, que foi a volta do jovem Alexsander. Destaque no Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira, o atleta terminou 2022 em alta na esquerda.

Apesar de ser primeiro volante, e de ter jogador no meio-campo no torneio continental de base, Alexsander foi testado como lateral-esquerdo por Diniz e agradou. O jogador jogou as últimas três partidas do Brasileirão passado na posição e agora pode brigar pela titularidade, fazendo com que Calegari perdesse ainda mais espaço.