Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-Fluminense, brasileiros e dois meses sem jogos oficiais: como chega o Cerro Porteño na Libertadores

Fluminense visita a equipe paraguaia nesta terça-feira, em confronto pelas oitavas de final da competição continental; Tricolor é favorito

Cerro e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, pela Libertadores (Arte Lance!)
Escrito por

Demorou, mas a Libertadores, enfim, está de volta. Nesta teraça-feira, o Fluminense volta a entrar em campo pela competição e terá pela frente o Cerro Porteño, do Paraguai, nas oitavas de final da competição. O primeiro confronto é nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), em Assunção, capital paraguaia. Mas o que esperar do adversário? O LANCE! traça um perfil sobre como joga, números, dados e informações do rival. O duelo tem transmissão em tempo real do L!.

+ Lembra de todos? Veja os últimos uniformes lançados pelo Fluminense

COMO CHEGA

O Cerro Porteño não entra em campo para uma partida oficial há quase dois meses, desde o dia 28 de maio, quando atuou pela última rodada do Campeonato Paraguaio e perdeu para o Guaraní. A equipe terminou o Apertura na quarta colocação, com oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. A partir de sexta-feira inicia o Clausura.

Na Libertadores, foi uma campanha apagada e terminou como o pior ataque entre os classificados para as oitavas de final. No Grupo H, avançou em segundo, com 10 pontos contra 16 do Atlético-MG. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas, ambas para o Galo, quando sofreu todos os cinco gols até aqui no torneio.

Veja todos os confrontos da Libertadores

Com relação ao time, o Cerro perdeu o lateral-esquerdo Arzamendia, negociado com Cádiz, da Espanha. O técnico Francisco Arce também não terá o zagueiro Juan Patiño no jogo de ida, já que ele cumpre suspensão. O meia Ángel Lucena sofreu uma lesão na panturrilha na Copa América atuando pelo Paraguai e está fora dos dois confrontos. O lado bom está no meia Rafael Carrascal, que disputou a primeira fase da Libertadores pelo América de Cali (COL), e está à disposição.

FORMA DE JOGO

O Cerro Porteño é um time pragmático, assim como o Fluminense foi em vários momentos da temporada, e costuma se expor pouco nas partidas. Por isso, faz poucos gols e sofre poucos, sem correr grandes riscos. As maiores derrotas em 2021 foram o 4 a 0 para o Atlético-MG e um 3 a 0 contra o Libertad. Houve ainda um 2 a 1, três 2 a 0 e dois 1 a 0.

Como será um confronto de mata-mata, o Flu pode se aproveitar dos momentos em que a equipe decide se abrir para correr atrás do placar, aproveitando os espaços na defesa. Por isso, gols no início podem facilitar a vida tricolor. Além disso, a pressão na saída de bola deve ajudar.

O ponto forte é o setor defensivo, mas os desfalques devem dificultar a vida de Arce. Patiño estará disponível na volta e pode ajudar nas bolas aéreas, mas os substitutos na defesa para o experiente jogador e para Arzamendia, vendido, são jovens. O volante Rafael Carrascal, inclusive, fará a estreia e o Flu pode explorar a falta de entrosamento.

VELHOS CONHECIDOS

O Cerro Porteño colocará à frente do Fluminense alguns jogadores que estão na memória dos tricolores e dos brasileiros. No gol, Jean, que era do Atlético-GO, é o titular. Na frente, um velho conhecido que não deixou saudades nas Laranjeiras é reserva, o meia Cláudio Aquino, que contribui mais ofensivamente com bolas paradas.

Outro ex-Flu é Mateus Gonçalves, de 26 anos. Contratado pelo Fluminense em janeiro de 2019 por empréstimo, ele ficou só três meses no Rio e foi cedido para o Ceará. Depois, entrou na Justiça contra o clube. Além disso, Mauro Boselli, ex-Corinthians, é o centroavante e pode levar perigo, mas não vem em boa temporada e ainda não marcou na Libertadores. No comando técnico, vale lembrar, está Francisco Arce, ex-lateral com passagem marcante pelo Palmeiras.

Cerro perdeu para o Galo na fase de grupos (Foto: NORBERTO DUARTE / POOL / AFP)

DESEMPENHOS NA LIBERTADORES

Quarto time com mais participações em Libertadores, com 42, perdendo apenas para Nacional (URU), Peñarol (URU) e Olímpia (PAR), o Cerro Porteño nunca chegou até a decisão, mas foi semifinalista em seis oportunidades: 1973, 1978, 1993, 1998, 1999 e 2011. Veja as últimas campanhas:

2020: Entrou na segunda fase da Libertadores, quando eliminou o Universitario (PER), mas caiu para o Barcelona de Guayaquil (EQU) com um agregado de 5 a 0. Nem chegou a ir para a Sul-Americana.

2019: Ficou em primeiro lugar no Grupo E, avançando com os mesmos 13 pontos do Nacional (URU). Eliminou o San Lorenzo (ARG) nas oitavas, mas caiu para o River Plate (ARG) nas quartas.

2018: Passou em seguno lugar no Grupo A, com 13 pontos contra 14 do Grêmio, mas caiu para o Palmeiras nas oitavas.

2017: Caiu logo na segunda fase para o Unión Española (CHI), perdendo por 5 a 2 no agregado.

2016: Passou em segundo lugar no Grupo 8, com 10 pontos e ficando atrás do Corinthians, que tinha 13. Caiu para o Boca Juniors (ARG) nas oitavas.

RETROSPECTO CONTRA BRASILEIROS

Fluminense e Cerro já se enfrentaram em quatro oportunidades. Além das duas vitórias na semifinal da Sul-Americana de 2009, quando o jogo terminou em uma batalha campal entre os jogadores, as duas equipes empataram por 2 a 2 em 1964, e o Flu voltou a vencer em 1984, com gol de Romerito, em amistoso. Veja a seguir os últimos duelos com brasileiros:

2021: O Cerro Porteño acabou perdendo para o Atlético-MG por 4 a 0 e 1 a 0 na fase de grupos.

2019: O Galo também pegou o Cerro na última vez que os paraguaios jogaram contra brasileiros e, desta vez, levaram a melhor por 4 a 1 e 1 a 0 na fase de grupos.

2018: O Palmeiras eliminou o Cerro nas oitavas após vencer o primeiro jogo por 2 a 0 e perder o segundo por 1 a 0. Na fase de grupos, o Grêmio venceu por 5 a 0 e teve um empate em 0 a 0.

2016: Encarou o Corinthians na fase de grupos. Venceu em casa por 3 a 2 perdeu fora por 2 a 0.

O Fluminense terminou a fase de grupos da Libertadores em primeiro lugar no Grupo D, ficando a frente do River Plate (ARG) e invicto fora de casa. As equipes se enfrentam nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), em Assunção. A volta, no Maracanã, é dia 20.