Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após 12 jogos sem atuar, Calegari se destaca em vitória do Fluminense e mostra que pode brigar por vaga

Lateral foi escalado após doze jogos sem entrar nos gramados e foi um dos melhores jogadores em campo em jogo contra o São Paulo

Calegari foi bem na vitória do Fluminense sobre o São Paulo, no Brasileirão (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

Após conquistar a vaga na lateral direita em 2020, Calegari iniciou a temporada com o rendimento em queda. Com a chegada de Samuel Xavier, o jogador foi colocado no banco de reservas quase de imediato, e pouco participou do Brasileiro, da Copa do Brasil e Libertadores. Na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, o Moleque de Xerém não só foi titular, como demonstrou segurança para disputar a posição. 

+ ATUAÇÕES: Luiz Henrique desempata para o Fluminense e recebe a maior nota; Calegari faz boa partida

Contestado no início da campanha pela queda de rendimento, a lateral direita se revelou um ponto fraco do time em 2021. As atuações do jogador mais jovem deixavam a desejar, tanto na marcação, quanto na capacidade de se movimentar e criar oportunidades para o grupo. Assim, o Fluminense contratou Samuel Xavier, que logo ocupou a vaga no lado direito. 

Antes da 20ª rodada do Brasileirão, a última vez que Calegari esteve em campo foi na derrota para o Grêmio, quando o ex-técnico Roger Machado utilizou o time alternativo. Ao todo, o jovem fez apenas 23 dos 50 jogos do Fluminense na temporada, totalizando 1774 minutos, sendo a maioria deles com o elenco reserva. Por isso, a escalação contra o time paulistano surpreendeu.

> Confira a classificação da Série A do Brasileirão

- O Samuel (Xavier) vinha com muita minutagem. Hoje, nosso estafe entendeu que precisou do Calegari. Todos os jogadores estão preparados, e ele estava. Tanto que fez uma excelente partida. A gente confia no trabalho dele - afirmou Marcão em entrevista coletiva após a partida no Maracanã.

Auxiliando o setor defensivo, Calegari organizou a saída de bola e recuperou a posse em áreas importantes, além de fazer boa movimentação pelo campo e dar opções de passe para os companheiros. De acordo com o "SofaScore", o lateral fez dois cortes, seis interceptações e um desarme. Além disso, acertou dois de três dribles que tentou, seis bolas longas em nove tentativas e teve 86% de precisão nos 87 passes.

Desta forma, Calegari aproveitou a oportunidade ao demonstrar que pode voltar ao desempenho da última temporada, quando era essencial ao time. Assim, o que poderia ser algo pontual tem capacidade de se tornar mais uma mudança na formação de Marcão.

Agora, o Fluminense volta as atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, às 19h, a equipe enfrenta o Atlético-MG, fora de casa, depois de perder por 2 a 1 no Maracanã. No Brasileiro, os cariocas enfrentam o Cuiabá na segunda-feira.

*Estagiária sob a supervisão de Luiza Sá