Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ligação direta, Robinho no meio e versatilidade de Jadson: a 1ª vitória tricolor

Sem Sornoza, Abel Braga testa atacante centralizado e vê em reforço as características para mudar a configuração no meio de campo. Melhores jogadas, porém, saíram de bolas longas

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.
Escrito por

A primeira vitória tricolor na temporada, enfim, chegou. Os gols de Pedro e Marcos Junior, além de dar sobrevida ao time em busca de uma classificação às semis da Taça Guanabara, tiraram um peso das costas da equipe. Mas ainda há muito o que melhorar no futebol do Fluminense. E Abel sabe disso.

- Estamos procurando a melhor forma ainda. Quer que eu diga que foi brilhante? Não, mas foi melhor que os outros jogos - afirma o treinador, que explica a estratégia utilizada em seguida.

- Na falta de um meia coloquei mais um atacante. Tivemos mais saídas ofensivas, mais finalização, entramos mais na área do adversário. Começamos a mexer o que estava faltando.

O atacante citado acima era Robinho - foi a alternativa que Abel encontrou para ausência de Sornoza. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, que será publicada nesta semana, o camisa 17 afirma preferir atuar pela ponta-esquerda, mas não vê problemas em jogar centralizado como meia-armador. Foi dessa forma que Abelão desenhou a equipe para a partida:

A ideia era não mudar o esquema usado nos últimos jogos, com Douglas e Sornoza. O problema é que os substitutos (Richard e Robinho, respectivamente) não têm as mesmas características dos - teoricamente -titulares. Richard é mais defensivo e tem dificuldades na saída de bola; Robinho é mais ofensivo e prefere dar opção na frente do que buscar a bola atrás. Por isso, a bola rodava entre os zagueiros e volantes mas não chegava aos atacantes. Assim, a alternativa utilizada foi a ligação direta. E deu certo.

Foi dessa forma que saiu o primeiro gol tricolor. Confira no vídeo abaixo:

E Ibañez mostrou mais uma vez o porquê dos elogios de Abel Braga:

O gol sofrido poucos minutos depois veio de uma bobeira de Gilberto. O lateral perdeu bola na defesa, cedeu escanteio e falhou na marcação na área. Neste momento, a formação já estava prejudicada. O meio de campo praticamente não existia. Veja como o time se desorganizou após o empate:

O gol da vitória tricolor veio no último momento do primeiro tempo, em uma jogada forte de Abel Braga desde o ano passado: escanteio. Robinho cruzou e Pedro testou para o fundo das redes. Gol valioso, já que o time não atuou da mesma forma no segundo tempo - Robinho e Ibañez saíram lesionados. Foi aó que Abel precisou remodular o meio de campo da equipe.

O volante Caio entrou no lugar de Robinho e Frazan na vaga de Ibañez. O time ficaria engessado... se não fosse a versatilidade de Jadson. O ex-jogador da Ponte Preta, que atuou como primeiro volante na Florida Cup e segundo volante no primeiro tempo, fez a função da criação na etapa final. O treinador gostou de saber que pode contar com essas cartas na manga.

- Posso usar o Jadson de duas ou três maneiras. Foi nessa função do segundo tempo que ele jogou pela Ponte Preta contra o Fluminense em Campinas (1º turno do Brasileirão). Isso é muito bom. O Robinho e o Ayrton ganharam a posição. Todos eles têm um entendimento muito bom e a equipe está se formando. O coletivo cresce e o individual começa a aparecer.