Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Telão e GPS de última geração: Flamengo terá tecnologia de ponta para futuros treinadores

As futuras gerações de técnicos que passarem pelo Flamengo contarão com tecnologias para trabalharem com o elenco

O Flamengo treina no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

A passagem de Paulo Sousa pelo Flamengo foi marcada por uma relação distante do elenco, resultados ruins e uma saída turbulenta pela forma como a diretoria conduziu o processo. No entanto, ainda assim, o treinador deixou heranças positivas, sobretudo na parte tecnológica, para os futuros profissionais que assumirem o time.

> Landim mantém técnicos cerca de seis meses no Fla; relembre 

Logo no início do ano, Paulo Sousa pediu a instalação de um telão próximo aos campos principais do CT do Ninho do Urubu. O Flamengo prontamente providenciou o pedido, que foi colocado no dia 11 de janeiro.

Dessa forma, com o auxílio do telão, Paulo Sousa pôde passar orientações e fazer ajustes táticos durante as atividades realizadas nos campos 1 e 2 do CT.

Telão instalado a pedido de Paulo Sousa (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)


A ferramenta já é usada por clubes do exterior, como nos centros de treinamentos da Roma (ITA), instalado a pedido de José Mourinho, e do Hoffenheim (ALE), a pedido de Julian Nagelsmann, que era treinador do clube na época e hoje está no Bayern de Munique.

Além disso, o Flamengo também adquiriu adquiriu novos equipamentos no início do ano, como o "WIMU", a pedido da comissão técnica de Paulo Sousa. Este aparelho é uma tecnologia de GPS que também contém acelerômetro, giroscópio e tecnologia para identificar parâmetro de carga interna e carga externa dos jogadores.

Inclusive, em entrevista à Fla TV no início do ano, o Doutor Márcio Tannure, Gerente de Saúde e Alto Rendimento, afirmou que o Flamengo foi o primeiro clube do Brasil a utilizar o aparelho (clique aqui e relembre).

Também cabe destacar que, com a chegada das novas tecnologias para o time profissional, a equipe sub-20 foi beneficiada por tabela. Isso porque os equipamentos substituídos na época foram designados à categoria em questão.

O colete para controle de carga interno da Firstbeat e o GPS Vector, de última geração da CATAPULT, foram enviados para os meninos da categoria usarem nos treinos e jogos. Dessa forma, os atletas tiveram à disposição um equipamento que, até pouco tempo, só havia no elenco profissional.