Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Supercampeão, Flamengo identifica caminhos para manter a ‘chama acesa’ e consolidar hegemonia

Manutenção do espírito competitivo, possíveis reforços e retornos importantes: Rubro-Negro, através de Ceni, aponta receita para seguir a toada e ser marcado por era gloriosa

Flamengo levou a Supercopa do Brasil pelo segundo ano consecutivo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Com o bicampeonato da Supercopa do Brasil, conquistada após vitória sobre o Palmeiras por 6 a 5 no pênaltis (e 2 a 2 no tempo regulamentar), no Estádio Mané Garrincha, o Flamengo deu mais um passo para consolidar uma hegemonia no cenário nacional e ter o vitorioso elenco marcado por uma era de títulos, como realçara Rogério Ceni às vésperas do Octa. 

Com a taça levantada no último domingo, o Flamengo chegou a oito títulos em um intervalo de dois anos - em recorte desde o Carioca de 2019. O clube pegou o trilho rumo à solidificação no topo e se mostrou ciente dos caminhos necessários para manter a "chama acesa" e não deixar os brios esmorecerem.

REFORÇO À VISTA?

Para Rogério Ceni, por exemplo, será essencial manter o espírito de competividade, que pode ser acentuado com a chegada de "uma ou outra peça para deixar o Flamengo mais forte". O treinador também sublinhou as importantes voltas de Pedro e Thiago Maia, os únicos desfalques na Supercopa, pensando no restante da temporada só deve retornar no segundo semestre:

- Tem que manter a chama acesa. Você tem que mostrar através do exemplo, do dia a dia. Falei antes da entrevista... Perguntaram se o Flamengo jogava o melhor futebol. Falei que tínhamos que mostrar no dia de hoje se éramos merecedores de ser campeões. A cada dia, a cada competição que se reinicia, se mantivermos esse espírito de competividade, aliada à qualidade. Se conseguirmos uma ou outra peça para deixar o Flamengo mais forte. As voltas do Thiago Maia, do Pedro. Se conseguimos nos manter firmes, com atitudes, palavras e exemplos, vamos brigar por títulos - disse Ceni, em coletiva

+ Assista aos gols da Supercopa do Brasil

A diretoria do Fla falou, publicamente, inclusive, que só poderá investir em novos jogadores caso negocie atletas. Mas é evidente que Ceni, nos bastidores, já manifestou a fundamental chegada de reforços pontuais. Há radar ligado para cada setor, sobretudo acerca de lateral-direito, meio-campista e ponta, visando a hegemonia, cujo desejo também foi externado pela diretoria anteriormente, no ano passado.

AS METAS EM PAPEL

Quanto às metas estabelecidas pelo Flamengo no orçamento deste ano, a necessidade para cumpri-las é chegar às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores e ficar em segundo lugar do Brasileirão, ao menos.

E o Flamengo iniciou a temporada como terminou a última: com título e momentos de um futebol vistoso e imponente. A ver se 2021 confirmará as expectativas e seguirá a toada para o clube, amplo favorito, aliás, para levantar mais uma taça: no dia 23 de maio, data da final do Carioca.

+ Veja a tabela e o regulamento do Cariocão 2021

Em tempo: o próximo jogo será o clássico contra o Vasco, mais precisamente às 21h desta quarta-feira, no Maracanã e pela 9ª rodada da Taça Guanabara. Será uma outra oportunidade de luxo para o Fla ampliar a base do "outro patamar".