Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reintegrado ao Flamengo, Cuéllar vira dilema para Jesus em decisão

Decisão da diretoria em 'devolver' colombiano ao grupo, que decide uma vaga na semifinal da Libertadores, deixa para o treinador a responsabilidade de escalá-lo diante do Colorado

Cuéllar foi titular no 2 a 0 do Flamengo sobre o Inter, no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal e Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Gustavo Cuéllar está em Porto Alegre e à disposição de Jorge Jesus, que estará no comando do Flamengo em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores nesta quarta, às 21h30, no Beira-Rio. Há alguns dias, não poderia se imaginar que a utilização do volante fosse um dilema para o treinador, que já não terá Willian Arão, mas foi o que tornou-se devido ao recente afastamento do atleta.

A decisão caberá exclusivamente ao treinador, que, como de costume, revelará a escalação somente 1h30 antes da partida, como previsto no regulamento da Copa. Até lá, a dúvida será mantida. O Flamengo realiza um último treino nesta terça, às 16h em Viamão. Será a primeira atividade com os titulares diante do Ceará - vitória no domingo por 3 a 0, no Castelão -, visando o duelo de quarta.

> Confira os duelos e a classificação completa da Libertadores!

A preocupação em torno de Gustavo Cuéllar não é quanto à parte física, técnica ou tática. O volante havia recuperado seu espaço como titular de Jorge Jesus no Flamengo, a partir do momento que voltou a treinar com o grupo após disputar a Copa América. Contudo, na partida contra o Internacional, no Beira-Rio com mais de 50 mil torcedores, será exigido do time nível de concentração máxima.

O próprio Cuéllar, que "alegou problemas pessoais para ficar afastado dos próximos jogos", segundo nota do clube, divulgada na sexta-feira, e Jorge Jesus são quem poderão responder se o colombiano se encontra nesta condição, e atuar na partida mais importante do Flamengo dos últimos anos. A equipe da Gávea não alcança a fase de semifinais da Copa Libertadores desde 1984.

A EXPERIÊNCIA E AS OPÇÕES DE JORGE JESUS

Aos 65 anos, Jorge Jesus tem experiência suficiente para lidar com o caso. O português tem esse perfil e, desde sua chegada ao Ninho do Urubu, deu demonstrações de que faz o que entende como melhor para o Flamengo dentro das quatro linhas. A aposta em Willian Arão - então contestado e em grande fase atualmente - é um dos exemplos, mas o camisa 5 está suspenso.

O Rubro-Negro tem atuado com dois volantes nas principais partidas: Cuéllar, mais recuado, e Willian Arão, com mais liberdade e à direita. Em termos de características em campo, Gerson é quem surge como principal nome para substituir Arão. A entrada de Piris da Motta, aliada à possível presença do colombiano, dará ao time da Gávea uma formação mais defensiva, a princípio. 

TRANSFERÊNCIA SEGUIRÁ EM PAUTA APÓS O JOGO

A negociação entre Fla e Al-Hilal, da Arábia Saudita, está emperrada, sem um acordo sacramentado, mesmo com o desejo de Cuéllar em deixar o clube, que detém 70% dos direitos econômicos do atleta - o restante é do Deportivo Cali.

Uma conversa entre o jogador e a cúpula do futebol, antes de Cuéllar embarcar para Porto Alegre, foi determinante para a reintegração do atleta em momento decisivo de 2019, mas não decidiu a permanência do atleta até o fim do ano. A transferência do colombiano voltará a ser pauta entre as partes após a partida.

Cuéllar tem a multa rescisória de 70 milhões de euros, cerca de R$ 312 milhões. A proposta do Al-Hilal chega à casa dos 8 milhões de euros (R$ 36 milhões) pelos 100% do meia. A direção não pretende negociar por este valor. A janela de transferências internacionais na Arábia Saudita fecha no dia 31 de agosto.