Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Quebra-cabeça’ de Vítor Pereira expõe carência antiga do Flamengo e status de Vidal

Na semifinal do Mundial de Clubes, a expulsão de Gerson obrigou o técnico do Flamengo a fazer ajustes no meio de campo e lidar com as opções escassas no setor

Arrascaeta e Vítor Pereira em conversa particular durante treino no Marrocos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

A decisão do técnico Vítor Pereira de sacar Arrascaeta para a entrada de Erick Pulgar, após a expulsão de Gerson, foi pauta de muita discussão após a derrota do Flamengo para o Al Hilal, na semifinal do Mundial de Clubes. O técnico justificou a decisão - veja aqui - e, acertada ou não, a mesma expôs uma carência antiga no setor: não há opções para substituir, quando necessário, os meias titulares.

+ Primeiro treino do Flamengo após queda no Mundial é marcado por conversas individuais

Naquele cenário, Matheus França e os chilenos Erick Pulgar e Arturo Vidal eram as opções. O português apostou em Pulgar para reequilibrar defensivamente o time - o que não aconteceu. A escolha por um atleta de característica mais defensiva se deu pela situação do jogo, mas, se o Flamengo não tivesse um jogador a menos, o técnico também teria problemas para mexer no setor.

Matheus França, promissor talento das divisões de base, ainda tem 18 anos e está em formação. A substituição de Arrascaeta com um jogador de características similares é um problema que antecede a chegada de Vítor Pereira. Com exceção dos garotos do Ninho, como França e Victor Hugo, não há tal opção no elenco profissional desde a saída de Vitinho, vendido em agosto de 2022.

A direção, que voltará com força ao mercado ao término do Mundial de Clubes, já se interessou por nomes da posição. No início da temporada, o Flamengo fez oferta e se aproximou de Juan Quintero, mas o meia colombiano, que atuou pelo River Plate (ARG), acertou com o Junior Barranquila (COL).

O Rei Arturo: Vidal durante atividade no Marrocos (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

NO FIM DA FILA, ARTURO VIDAL TEM POUCOS MINUTOS

A opção por Erick Pulgar também reforça o status de Arturo Vidal com o treinador. O experiente volante só entrou em campo aos 36 minutos da etapa final, quando o Flamengo já perdia por 3 a 1.

+ Faltou perna? As distâncias percorridas pelos jogadores do Flamengo na semifinal do Mundial

Foi apenas o terceiro jogo de Vidal em 2023 e, somando 60 minutos em campo, é o jogador do elenco menos utilizado por VP, com exceção, claro, dos lesionados Bruno Henrique e Victor Hugo.

Contratado no segundo semestre de 2022 com grande expectativa, Vidal foi importante na campanha do Brasileirão e reserva sempre acionado por Dorival Júnior, mas não conseguiu entrar na briga pela titularidade em nenhum momento. Com a virada do ano, perdeu ainda mais espaço. O contrato com o clube é até dezembro, e as oportunidades precisam ser aproveitadas pelo chileno.