Para muitos entendedores do futebol, a melhor defesa é o ataque. Isso, de fato é o que acontece no Flamengo, já que a equipe marcou 36 gols neste Campeonato Brasileiro. Mas, por sua vez, os homens do sistema defensivo não estão cumprindo à risca o papel, e foram vazados 37 vezes na competição, sendo 12 destes de bolas alçadas na área – quase um gol a cada três sofridos. Motivo de preocupação a cada bola vinda do alto.
Treinador esbravejou com os jogadores (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
A chegada de Oswaldo de Oliveira, porém, foi crucial para ajustar ao menos um pouco o sistema, dando um alento para os zagueiros, que, em oito jogos à frente do Rubro-Negro, foram apenas três situações deste tipo. O primeiro foi justamente na estreia do técnico, diante do São Paulo, ficando seis partidas sem sofrer desta incômoda dor de cabeça.
A derrota avassaladora para o Atlético-MG, no entanto, fez com que o treinador ligasse novamente o alerta. Por conta disso, na terça-feira, na reapresentação da equipe, no Ninho do Urubu, o técnico fez um trabalho detalhado de fundamento com os reservas aos gritos.
– Cotovelo dobrado, olho aberto e pescoço reto. Quero ver direção na bola – berrou Oswaldo.
Na quarta-feira, após atividade tática de manhã, fechada à imprensa, Oswaldo intensificou a parte ofensiva e defensiva. No início, os defensores levaram a melhor na maioria dos lances, e o técnico deu um puxão de orelha nos homens de frente:
– Aqui é igualdade de condição. Só os zagueiros estão ganhando nas bolas. Chega na frente também...
Opção de Oswaldo de Oliveira na derrota para o Atlético-MG, e também contra o Coritiba, o meia Almir fez questão de eximir a responsabilidade dos defensores, alegando que todos em campo são responsáveis pela marcação em campo.
– Quando a defesa vai bem ela não é lembrada. Mas quando há qualquer falha, não se pode analisar pelo lado individual, apenas. É sempre um erro coletivo do time. Isso porque são sempre cinco ou seis jogadores que estão no lance. A defesa não pode levar a culpa sozinha. Mas estamos evoluindo a cada partida e o Oswaldo está conseguindo corrigir isso – destacou o meia.