Neste domingo, Jorge Sampaoli chega ao Rio de Janeiro para assinar contrato com o Flamengo. O vínculo vai até dezembro de 2024, e a estreia do argentino já tem data marcada: quarta-feira, no Maracanã, diante do Ñublense. No entanto, se quiser dar certo e conquistar títulos pelo Rubro-Negro, o treinador precisará deixar para trás uma escrita importante.
Desde a passagem pela seleção do Chile, Sampaoli não consegue conquistar um título de expressão. O último foi da Copa América de 2016 e, de lá para cá, o argentino trabalhou em quatro clubes e na seleção de seu país, sem nenhuma glória para contar.
+ Flamengo: como jogam os times de Jorge Sampaoli, novo treinador do clube
Sempre marcados pelo seu estilo ofensivo, os trabalhos de Sampaoli renderam bons frutos aos times. No Brasil, por exemplo, Santos e Atlético Mineiro tiveram excelentes desempenhos na liga nacional e não foram longe nas Copas (do Brasil e Libertadores) por infortunos. O Peixe só não foi campeão do Brasileirão por conta do Flamengo, comandado por Jorge Jesus.
Na Europa, por sua vez, as passagens também trouxeram bom futebol, mas sem conseguir títulos. No Olympique de Marselha, o argentino transformou a equipe e, principalmente, o futebol de Gerson na Europa, além de ter terminado a liga nacional na terceira posição. O Sevilla até teve bons momentos, contudo, o aproveitamento não foi dos melhores: 40%.
VEJA OS ÚLTIMOS TRABALHOS DE SAMPAOLI NO BRASIL
Santos:
Vice-campeão do Brasileirão (74 pontos)
Eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil
Eliminado nas fases inicias da Copa Sul-Americana
Atlético Mineiro:
3º lugar no Brasileirão (68 pontos)
Eliminações nas Copas (Sul-Americana e do Brasil) foram antes de sua chegada
ESCASSEZ DE GLÓRIAS PREOCUPA?
Apesar da escrita ser real e vigente, ela, em nenhum momento, preocupou a diretoria do Flamengo. O LANCE! apurou que a confiança no trabalho de Jorge Sampaoli, por conta de seu estilo de jogo ofensivo, descartaram qualquer insegurança. O Rubro-Negro, inclusive, já fez apostas mais ousadas para o comando técnico.
+ Flamengo: Mario Jorge opta por Gabigol como centroavante contra o Coritiba; veja provável escalação
Domènec Torrent, por exemplo, não tinha qualquer experiência como treinador principal de uma equipe profissional antes de passar pelo Flamengo. Rogério Ceni também ganhou seu primeiro título de expressão, com exceção da Série B, pelo Fortaleza, no Rubro-Negro. Os mais consagrados no período pós Jorge Jesus foram Renato Portaluppi e Vítor Pereira.
Depois de chegar ao Rio, Sampaoli deve acompanhar a estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro diretamente do Maracanã. A apresentação oficial do treinador ocorrerá antes do jogo diante do Ñublense, no meio de semana, pela Copa Libertadores.