Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Flamengo, Sampaoli reencontra velhos conhecidos e tem desafios no elenco

Treinador já comandou Marinho, Arturo Vidal e Gerson por três clubes diferentes

Coletiva do Vidal e Sampaoli pela seleção chilena (Foto: Claudio Reyes/AFP)
Escrito por

Jorge Sampaoli chegou ao Rio, assinou contrato com o Flamengo e será apresentado no Ninho do Urubu nesta segunda-feira. O argentino terá diversos desafios no clube, mas pode ter a ajuda de velhos conhecidos de outras equipes para superá-los.

No elenco rubro-negro, três atletas já foram comandados por Sampaoli: Marinho, no Santos, Vidal, na seleção do Chile, e Gerson, no Olympique de Marselha. O trio, inclusive, viveu grande fase com o argentino como treinador.

VELHOS CONHECIDOS

O primeiro clube de Sampaoli no Brasil foi o Santos, que havia acabado de contratar Marinho para compor o elenco após saídas de Gabigol e Bruno Henrique. Com o treinador, o Peixe teve excelente desempenho no Campeonato Brasileiro, e o atacante viveu grande fase, terminando a temporada com 13 participações em gol em 28 partidas. 

+ Gabigol encerra jejum, Flamengo vence o Coritiba pelo Brasileirão sob os olhares de Sampaoli e ameniza crise

Antes disso, Sampaoli teve passagem pela seleção do Chile. As glórias dispensam comentários, já que o argentino proporcionou o primeiro dos dois títulos de Copa América da La Roja, os maiores da história do combinado. O time era extremamente encaixado e tinha em Arturo Vidal, hoje no Flamengo, sua principal referência técnica.

O último jogador do Flamengo a encontrar com o treinador foi Gerson. Sampaoli, inclusive, lutou pela contratação do volante pelo Olympique de Marselha. O Coringa viveu sua melhor fase pelo clube francês sob o comando do argentino, mas atritos com a nova comissão técnica fizeram com que ele retornasse ao Brasil.

Sampaoli e Gerson durante jogo do Olympique de Marselha Foto: (Sefa Karacan/Anadolu)

OS DESAFIOS

Com a ajuda dos velhos conhecidos, Sampaoli poderá conhecer o elenco e entender as principais valências dos jogadores. Alguns, no entanto, ele enfrentou por Santos e Atlético-MG, como é o caso de Gabigol e Arrascaeta, referências técnicas do Rubro-Negro.

Outro atleta que pode ser fundamental na passagem de Sampaoli é Filipe Luís. Experiente e em função que o argentino admira, o lateral esquerdo é liderança importante no elenco e deve ajudar os jogadores a assimilarem melhor as ideias do “Jogo Posicional”.

+ Flamengo homenageia Denir antes de jogo contra o Coritiba

A estreia de Sampaoli pelo Flamengo está marcada para quarta-feira, diante do Ñublense, no Maracanã. A partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores e acontecerá às 21h30 (de Brasília).