Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jorge Jesus será o 11º técnico estrangeiro na história do Flamengo; veja a lista

Jorge Jesus foi contratado para assumir o comando do Rubro-Negro após o pedido de demissão de Abel Braga, e Fla terá mais um estrangeiro em sua galeria

Jorge Jesus irá assumir o Flamengo (Foto: Reprodução)
Escrito por

A expressão "Ai-Jesus" é conhecida por estar presente no hino do Flamengo. No entanto, é Jorge Jesus quém irá para assumir o comando do Rubro-Negro após o pedido de demissão de Abel Braga. Com isso, o clube chegará ao 11º técnico estrangeiro ao longo de sua história. De Charles Williams até Reinaldo Rueda, o português tem a chance de estar nesta galeria. 

Jorge Jesus não será o primeiro técnico português da história do Flamengo. Antes dele, Ernesto Santos teve passagem pelo Rubro-Negro em 1947 e comandou a equipe em 48 jogos, com 27 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Também teve Cândido de Oliveira, que treinou o clube em 1950.

Reinaldo Rueda é o mais recente e ainda deixa saudades na torcida do Flamengo. Ele treinou o clube de agosto de 2017 até o final daquela temporada, quando acertou com a Seleção do Chile. Apesar de não ter conquistado títulos, chegou até a decisão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americano, onde ficou com o vice-campeonato. 

Já o primeiro técnico profissional da história do futebol brasileiro teve o Flamengo como primeiro clube: foi o inglês Charles Williams que, apesar da estreia em solo nacional, não teve uma boa passagem pelo Rubro-Negro. Ele comandou a equipe entre 1930 e 1931, tendo apenas 16 vitórias em 45 jogos. Porém, antes dele, Ramón Platero comandou o clube em 1921, ainda como amador. 

Quem fez história no Flamengo foi Modesto Bria, que teve cinco passagens pelo clube. Como jogador, conquistou o primeiro tricampeonato carioca (de 1942 a 1994), mas a sua maior contribuição foi como técnico. O paraguaio teve papel decisivo na chegada de Zico, quando o convidou para treinar no profissional mesmo após o comandante achá-lo "franzino demais". O resto da história vocês já conhecem. 

Confira os outros treinadores estrangeiros da história do Flamengo: 

Fleitas Solich: o paraguaio teve quatro passagens pelo Flamengo, sendo o  segundo treinador que mais comandou o clube na história. Ficou marcado por revelar nomes como Dida, Evaristo e Zagallo. Deixou o clube em 1959, quando se transferiu para treinar o Real Madrid. 

Armando Renganeschi: o argentino foi campeão estadual em 1965 e do Torneio Quadrangular de Guaiaquil (EQU) em 1966. No total, comandou o Rubro-Negro em 129 jogos, com 56 vitórias, 35 empates e 38 derrotas. 

Izidor Krüschner: antes de chegar ao Flamengo, teve passagem por Bayern de Munique e Eintrancht Frankfurt. Ficou no comando do Flamengo por 71 jogos, com 39 vitórias, 11 empates e 21 derrotas.

Juan Carlos Bertoni: entre entre 1925 e 1928, o uruguaio comandou a equipe em 109 jogos, com 63 vitórias, 21 empates e 25 derrotas.