Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo: Vítor Pereira tem opções para suprir ausência de Arrascaeta na final do Carioca

Treinador português pode utilizar Everton Ribeiro, substituto natural, ou mexer no esquema da equipe

Treinador ainda está pressionado no comando do Rubro-Negro (Foto: Armando Paiva/LANCE!)
Escrito por

O Flamengo não terá Arrascaeta na final do Campeonato Carioca. O uruguaio teve lesão no adutor da coxa esquerda e não participou de nenhum treinamento durante o período de preparação do elenco. Agora, Vítor Pereira precisará se virar sem o camisa 14, mas tem algumas opções interessantes à disposição. 

+ Flamengo quer cautela com Arrascaeta após problemas físicos consecutivos; entenda recuperação

A escalação para o clássico deste sábado ainda é um mistério, embora o esquema de jogo gire em torno da ausência de Arrascaeta. Entre três volantes, substituto natural e esquema ofensivo, o LANCE! explica possíveis mudanças do técnico português no Flamengo

SUBSTITUTO NATURAL E ESQUEMA OFENSIVO

Se for no "feijão com arroz", Vítor Pereira escalará Everton Ribeiro no lugar de Arrascaeta. O meia tem características parecidas com a do uruguaio e encaixa bem na função de construtor exercida pelo camisa 14. Os dois, inclusive, jogam juntos a bastante tempo e foram "separados" recentemente pelas mudanças promovidas por Vítor Pereira. 

Outra opção para tornar o Flamengo ainda mais ofensivo é escalar Everton Cebolinha no ataque. Gabi já provou que pode fazer a função de meia armador em outras oportunidades na temporada, e o camisa 11 vem em crescente na temporada. Curiosamente, o atacante balançou as redes diante do próprio Fluminense, na Taça Guanabara. 

+ Vítor Pereira adota estratégia para manter escalação do Flamengo em sigilo

Gabi fez trabalho de reequilíbrio muscular ao longo da semana (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

FORMAÇÃO DEFENSIVA E MISTÉRIO

O último teste promovido pelo treinador português foi com uma formação mais defensiva. Ao manter a dupla de ataque com Gabi e Pedro, Vítor Pereira entraria em campo com três volantes: Thiago Maia, Gerson e Vidal. O intuito seria conter os avanços de um Fluminense mais entrosado e que gosta de manter a posse de bola. 

Como mencionado pelo próprio treinador e jogadores nas últimas entrevistas, o Flamengo deve se adaptar conforme o adversário e circunstâncias de jogo. Outras mudanças podem acontecer na zaga, com possível retorno de Filipe Luís ao setor. O jogador tem treinado normalmente com o elenco nas últimas semanas, após período de recuperação física. 

Vitor Pereira e Arrascaeta têm conversa durante treino no Marrocos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Mesmo com um elenco robusto, no entanto, o Flamengo deve sentir falta de Arrascaeta. O aproveitamento da equipe com o jogador é muito superior aos jogos em que ele não entrou em campo, segundo dados da plataforma SofaScore. O Rubro-Negro enfrenta o Tricolor neste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. 

VEJA O APROVEITAMENTO* DO FLAMENGO


Com Arrascaeta:
105 jogos (70 vitórias, 20 empates e 15 derrotas)
73% de aproveitamento
2.21 gols marcados por jogo
0.88 gols sofridos por jogo

Sem Arrascaeta:
65 jogos (33 vitórias, 14 empates e 18 derrotas)
58% de aproveitamento
1.49 gols marcados
0.95 gols sofridos

*Desde a temporada 2021