Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo: entenda o ‘Gávea Século XXI’, novo projeto de revitalização da sede social do clube

Rubro-Negro deseja montar novas construções e recuperar outras, como é o caso do Estádio da Gávea

Reformulação do Estádio da Gávea é um dos objetivos de novo projeto do Flamengo  (Foto: Divulgação/CRF)
Escrito por

Na semana passada, o projeto "Gávea Século XXI" foi apresentado pela primeira vez em reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo. A ideia embrionária é capitaneada pelo CEO do clube, Reinaldo Belotti, que planeja uma revitalização completa na sede social do Rubro-Negro, com a construção, por exemplo, de um hotel. 

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração

O LANCE!, assim como o Coluna do Fla, teve acesso aos detalhes do projeto, que ainda está em fase bastante inicial. Se for para frente, a ideia ainda deve passar por votação no Conselho Deliberativo do clube antes das obras começarem. O pleito, no entanto, sequer está agendado pela diretoria do Flamengo. 

PRIMEIROS PASSOS

Para iniciar o "engatinhar" do projeto, o Flamengo procurou e conseguiu a aprovação de orgãos públicos, como a Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A diretoria rubro-negra não quer problemas burocráticos, uma vez que o "Gávea Século XXI" seja aprovada. 

+ Flamengo: Arrascaeta entra em reta final da recuperação, e clube faz planejamento para retorno

Agora, a grande questão no projeto é a busca de investidores para bancá-lo. O Flamengo não pretende arcar com os custos da revitalização da Gávea, já que as construções previstas devem gerar custos financeiros relevantes. Até o momento, no entanto, o Rubro-Negro não procurou nenhum parceiro em específico. 

A sede social do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação/Flamengo)

CONSTRUÇÃO E PREVISÕES

Ao todo, o Gávea Século XXI planeja nove alterações importantes na sede social do Flamengo. Os "carros chefe", no entanto, são três: o hotel, o miniestádio e o museu. O hotel, por exemplo, faz parte de um projeto ainda mais amplo e será o epicentro de uma grande praça de entretenimento, localizada no Leblon, ao lado da Gávea. 

A parte do miniestádio, por sua vez, é uma alteração no próprio estádio da Gávea e, nas previsões, comportaria cerca de duas mil pessoas, com estacionamento subterrâneo no local. O museu é uma questão à parte e já foi apresentada - e aprovada - no Conselho Deliberativo. A única mudança seria em relação ao local, saindo do hall social para onde, atualmente, está a arquibancada da Gávea. 

+ Com lesão de Varela, Flamengo fica com opções escassas para a lateral direita

As outras obras envolvem o aumento da loja oficial do clube, mais ginásios e quadras esportivas, além de uma revitalização completa dos entornos da Gávea. Uma exposição, denominada de "Caminho da Glória", também está nos planos e trará as principais conquistas da história do clube, como Mundial e Libertadores, na porta do novo estádio da Gávea. 

A arquibancada e campo da Gávea (Foto: Divulgação/Flamengo)

Para que tudo se concretize, os investidores teriam de desembolsar R$ 150 milhões ao longo de três anos. Com o esquema completo, o Flamengo prevê lucros complementares importantes, que podem ajudar o clube a se manter ainda mais em "outro patamar". Há a possibilidade, também, da realização de treinos da equipe profissional na Gávea. No momento, apenas a equipe sub-20 realiza atividades no local.