Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em jogo com viradas, Flamengo vence o Al Ahly e fica em terceiro lugar no Mundial de Clubes

Partida contou com dois gols de Gabigol e Pedro, pelo Flamengo, e Abdelkader, do Al Ahly

Elenco do Flamengo comemorando a vitória sobre o Al Ahly, no Marrocos (Foto: AFP)
Escrito por

Em uma partida que teve mais sorte do que juízo, o Flamengo conseguiu vencer o Al Ahly, do Egito, por 4 a 2 neste sábado, no Estádio Ibn Tabouta, em Tânger. A partida teve um pouco de tudo, com duas viradas e dois gols de Pedro e Gabigol. Se o time de Vítor Pereira ainda não apresentou um bom desempenho coletivo, volta para o Rio de Janeiro com o terceiro lugar do Mundial de Clubes.

O Al Ahly marcou duas vezes com Abdelkader - sendo o segundo um golaço, que deixou o time egípcio em vantagem, com 2 a 1 no placar. A equipe comandada por Marcel Koller ainda teve outras grandes oportunidades. O camisa 10 Sherif perdeu pênalti e chance cara a cara com Santos.

ESCALAÇÕES DIFERENTES, ERROS IGUAIS!

Em relação aos times que entraram em campo nas semifinais, Flamengo e Al Ahly fizeram nove mudanças. Foram três pelo lado rubro-negro, com Varela, Fabrício Bruno e Vidal substituindo Matheuzinho, Léo Pereira (lesionado) e Gerson (suspenso). As mudanças não deram ao time de Vítor Pereira qualquer padrão de jogo, que seguiu com problemas defensivos e pouco volume ofensivo. Para piorar, a forte ventania em Tânger dificultou ainda mais a parte técnica das equipes.

GABIGOL DEIXA SUA MARCA NO MUNDIAL!

Se o início contra o Al Hilal foi marcado pela falha e pênalti de Matheuzinho, o cenário foi invertido contra o Al Ahly. Aos cinco minutos, Arrascaeta tocou para Varela na área, que foi derrubado por Maaloul. O árbitro precisou ir ao VAR e levou três minutos para confirmar o pênalti claro. Com a confirmação, Gabi cobrou com a categoria habitual, deslocou o goleiro e abriu o placar aos 10. Foi o primeiro gol do camisa 10 no Mundial, o único torneio que ainda não havia marcado pelo Flamengo.

AL AHLY REAGE E TERMINA EM CIMA!

O Flamengo seguiu melhor nos minutos seguintes ao gol e teve uma principal oportunidade de ampliar o marcador em contra-ataque puxado por Arrascaeta, no qual Pedro e Gabi finalizaram sem sucesso, aos 25. Depois, o time de Vítor Pereira perdeu a posse de bola e passou a dar espaço ao rival. O Al Ahly, aproveitando a fragilidade do meio de campo adversário, cresceu na partida.

O gol de empate saiu aos 38 minutos, em vacilo de Pedro, Fabrício Bruno e Santos em cobrança de escanteio. Na primeira trave, Abdelkader cabeceou para deixar tudo igual. Nos nove minutos de acréscimos, a bola rondou a área de Santos, que foi bastante exigido, com a igualdade persistindo.

VIRADA COM GOLAÇO EM TÂNGER!

A postura do Flamengo na volta do intervalo foi ainda mais apática, especialmente na parte defensiva, e o Al Ahly soube aproveitar-se disso. Aos 10, Sherif foi derrubado por Thiago Maia, e Maaloul teve a chance de colocar o time egípcio em vantagem, mas não a aproveitou. O goleiro Santos pulou no canto direito e defendeu a cobrança, sem dar rebote. O alívio, porém, durou pouco.

Aos 14, Abdelkader recebeu na esquerda, próximo à entrada da área. À medida que avançou e driblou, os jogadores do Flamengo ficaram sem reação. Foram três rubro-negros que o camisa 9 deixou para trás antes de finalizar forte, cruzado, sem chances para Santos, e virar a partida: 2 a 1!

VAR EM AÇÃO MAIS UMA VEZ

O que se repetiu em relação à semifinal foi a atuação decisiva da arbitragem de vídeo. Aos 19, Juan Soto marcou pênalti em Ayrton Lucas, que recebeu de Gabi e invadiu a área. Novamente, o árbitro precisou ir ao VAR, uma vez que o toque de Khaled no pé do lateral rubro-negro foi fora da área. Após minutos de revisão, a falta foi marcada e o juiz deu cartão vermelho para o lateral do Al Ahly.

VIRA-VIRA E VITÓRIA RUBRO-NEGRA!

Com um jogador a mais, o Flamengo foi criando chances e passou a finalizar com frequência ao gol. Mesmo assim, a defesa seguiu exposta, e, aos 29, Sherif ficou cara a cara com Santos, que fez mais uma defesa importante. As oportunidades perdidas pelo camisa 10 do Al Ahly custaram caro.

Aos 31, Gabi - que passou a buscar o jogo cada vez mais - ficou com a bola pela direita e cruzou buscando Pedro na segunda trave. O goleiro Elshenawy saiu, mas se enrolou todo com a bola, que se ofereceu para o camisa 9 rubro-negro. Assim, restou tocar para o gol vazio para deixar tudo igual.

Aos 34, o VAR voltou a ser acionado. Mesmo com o lance claro na pequena área, que tinha Arrascaeta e Pedro próximo ao lance, houve demora para marcar o toque de mão de Hany. Aos 39 , Gabigol mais uma vez deslocou o goleiro, marcou seu segundo gol no jogo e virou para o Fla: 3 a 2!

PEDRO, O ARTILHEIRO!

Os times já não tinham mais qualquer responsabilidade tática neste momento do jogo. Assim, a parte técnica fez a diferença para o Flamengo. Em erro na saída de bola do Al Ahly, Dieng deu de presente para Pedro mais uma oportunidade. O camisa 9 ainda tirou de outro marcador antes de finalizar sem chances para Elshenawy e marcar seu quarto gol no Mundial e selar o placar: 4 a 2!

AL AHLY 2X4 FLAMENGO
FICHA TÉCNICA - MUNDIAL DE CLUBES

Estádio:
 Ibn Tabouta, em Tânger (MAR)
Data e hora: 11 de fevereiro, às 12h30 (de Brasília)
Árbitro: Mustapha Ghorbal (ALG)
Assistentes: Mokrane Gourari (ALG) e Khalil Hassani (MAR)
Árbitro de vídeo: Juan Soto (VEN)
Público: Não divulgado

Cartão amarelo: Abdelmoneim, Attia, Hany e Elshahat (ALY); Arrascaeta (FLA)
Cartão vermelho: Khaled (ALY)

Gols: Gabi (0-1, 11'/1ºT), Abdelkader (1-1, 38'/1ºT e 2-1, 15'/2ºT), Pedro (2-2, 32'/2ºT), Gabi (2-3, 39'/2ºT) e Pedro (2-4, 45'/2ºT)

AL AHLY (Técnico: Marcel Koller)

Elshenawy; Khaled, Yasser, Abdelmoneim e Maaloul (Elshahat, 45'/2ºT); Fathy (Dieng, 45'/2ºT), Attia, Taher e Abdelkader; Sherif (Hany, 30'/2ºT) e Percy Tau.

FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)

Santos; Varela, David Luiz (Pablo, 42'/2ºT), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha, 18'/2ºT) e Arrascaeta (Erick Pulgar, 53'/2ºT); Gabi e Pedro (Matheus França, 53'/2ºT).