Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo vive novo dilema e tem motivos para inverter lógica do rodízio; veja lista

Acostumado a usar força máxima nas copas e um time alternativo no Brasileiro, clube carioca pode mudar a estratégia nas próximas semanas

Dorival Júnior vive novo dilema (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

A goleada de 4 a 0 sobre o Vélez, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, é motivo de comemoração e pode, inclusive, mudar a metodologia atual do Flamengo. Acostumado a usar força máxima nas copas e um time alternativo no Brasileiro, o clube tem uma série de razões para inverter a lógica nas próximas semanas.

+ ATUAÇÕES: Pedro faz hat-trick e comanda noite de gala do Flamengo na Libertadores

A estratégia de rodar o elenco e priorizar as copas teve início no início de julho e rendeu frutos desde então. O Flamengo cresceu de produção, esvaziou o departamento médico e tem, atualmente, as vagas encaminhadas às decisões da Copa do Brasil e da Libertadores.

O 'time B', que passou a disputar os jogos do Brasileirão, também mostrou força e conquistou resultados importantes na competição. A situação da equipe na tabela, no entanto, não é das mais fáceis. O Rubro-Negro está na vice-liderança, a sete pontos do Palmeiras, e não tem margem para erros se quiser brigar pelo título nacional.

Esse contexto geral representa o primeiro motivo para Dorival Júnior inverter o rodízio. Pressionado por vitórias no Brasileirão, o treinador pode usar força máxima aos fins de semana, enquanto usa o time alternativo para administrar as vantagens contra Vélez Sarsfield e São Paulo, pela Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente.

Sequência de jogos do Flamengo até data Fifa:

04/09 - Flamengo x Ceará (Brasileirão)
07/09 - Flamengo x Vélez (Libertadores)
11/09 - Goiás x Flamengo (Brasileirão)
14/07 - Flamengo x São Paulo (Copa do Brasil)
18/07 - Flamengo x Fluminense (Brasileirão)

Gabi e Thiago Maia estão pendurados (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Alerta com jogadores suspensos e pendurados

O segundo motivo são as suspensões. Léo Pereira e David Luiz receberam o terceiro cartão amarelo e são desfalques certos para o jogo de volta contra o Vélez, na próxima quarta-feira. Dessa forma, Dorival pode aproveitar o cenário para escalar a dupla de zaga titular no confronto com o Ceará, no domingo, pelo Brasileirão.

Um terceiro fator que estimula a inversão dos times é a situação de atletas pendurados. Na Libertadores, Gabigol e Thiago Maia têm dois cartões amarelos e estão sob perigo no jogo da volta, no Maracanã. Com uma vantagem confortável, Dorival pode se dar ao luxo de poupá-los e não correr o risco de perdê-los para a final.

Na Copa do Brasil, são três atletas pendurados no jogo de volta contra o São Paulo: João Gomes, Everton Ribeiro e Gabigol. Apesar da vantagem ser menor, é de se imaginar que Dorival possa poupar o trio da partida no próximo dia 14 de setembro - às vésperas de um clássico importante contra o Fluminense, pelo Brasileirão.

Braz sinaliza vontade e deixa decisão com Dorival

A possibilidade de usar força máxima no Brasileirão foi assunto na zona mista do estádio José Amalfitani, após a goleada do Flamengo. Marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube, admitiu o desejo de priorizar a competição nacional, mas deixou a decisão nas mãos do treinador Dorival Júnior.

- O Dorival sabe qual é o desejo de todos nós aqui, que é disputar as três competições. Só está faltando um jogo na Libertadores. Agora é ir atrás do Brasileiro. O grande campeonato que o Flamengo tem que correr atrás agora é o Campeonato Brasileiro e isso será feito. Acho que é mais do que natural que a gente comece a botar força máxima. Mas é uma decisão do Dorival, é ele que tem essa percepção. Não tem nenhum tipo de intervenção.

Após a goleada na Argentina, o elenco rubro-negro ganhou folga e se reapresenta nesta sexta-feira no Ninho do Urubu. A partir daí, Dorival e a comissão técnica vão tomar a decisão sobre a estratégia para as próximas semanas. O primeiro compromisso é contra o Ceará, às 11h de domingo, no Maracanã.