Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De capitão ao banco: Everton Ribeiro vive situação atípica no Flamengo

Com Vítor Pereira colocando em prática o sistema com três zagueiros, o camisa 7 do Flamengo perde espaço e tem sequência como reserva, algo que não acontecia há anos

Everton Ribeiro em ação pelo Flamengo em 2023 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Multicampeão, jogador mais longevo e com mais atuações com o Manto: Everton Ribeiro é um dos que pode dizer que já viveu de tudo um pouco no Flamengo. Mesmo assim, o início de 2023 tem sido atípico para o camisa 7. Com Vítor Pereira apostando no sistema com três zagueiros, o meia perdeu espaço entre os titulares. Diante do Vasco, domingo, deve iniciar entre os reservas de novo.

+ Veja seleção com camisas e acessórios do Flamengo; clique e aproveite as ofertas!

Nos últimos dois clássicos, contra Fluminense e Vasco, Everton Ribeiro ficou no banco e foi acionado por Vítor Pereira ao longo das partidas. O sistema que o técnico português está utilizando tem três vagas para meias e atacantes - as quais foram ocupadas por Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

Protagonista e titular absoluto do Flamengo nas últimas quatro temporadas, Everton Ribeiro não saia do banco em dois jogos consecutivos desde 2019, contra Grêmio e Vasco, nas 14ª e 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. De qualquer forma, naquele ano, o camisa 7 foi titular.

Everton Ribeiro é dos jogadores mais longevos do elenco (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

A situação atual é diferente, com Everton Ribeiro podendo encarar uma sequência maior como reserva. Foi em 2018, sob o comando de Reinaldo Rueda, que o meia viveu este cenário pela última vez. Na época, era visto pelo técnico colombiano como uma alternativa para o lugar de Diego Ribas.

Capitão do Flamengo nas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, Everton Ribeiro segue como um dos líderes técnicos e do vestiário rubro-negro. Quando foi "bancado" por Vítor Pereira pela primeira vez, o camisa 7 teve atitude elogiada internamente, apesar da surpresa pela decisão. O técnico não o avisou previamente ou teve qualquer conversa particular com o camisa 7.

GABIGOL HERDA BRAÇADEIRA

Na ausência de Everton Ribeiro entre os titulares, Gabigol herdou a braçadeira de capitão. Em 2023, o atacante assumiu papel de liderança ainda maior ao vestir a camisa 10 do Flamengo. Além disso, os outros dois capitães do Rubro-Negro deixaram o clube em dezembro: Diego Alves e Diego Ribas.

Contudo, quando Everton Ribeiro inicia os jogos, a braçadeira de capitão ainda fica com o camisa 7.