Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chegada de Gerson acirra briga por titularidade no meio-campo do Flamengo; veja opções

Cinco jogadores disputam duas vagas como volante do Rubro-Negro, e Vítor Pereira terá que tomar decisões

Volantes terão que lutar por um espaço na equipe de Vítor Pereira (Alexandre Vidal / Flamengo, Marcelo Cortes/ Flamengo e Divulgação)
Escrito por

O Flamengo fez movimentações pontuais nesta janela de transferências, tendo focado mais em manter a base campeã da Copa do Brasil e da Libertadores. Um dos poucos atletas que foram contratados, Gerson chega com status de craque e tem tudo para ser titular na equipe de Vítor Pereira. Sua chegada, inclusive, acirrou ainda mais a briga pela titularidade no meio-campo. 

+ Confira as principais movimentações do Flamengo no mercado da bola

Além do Coringa, o Flamengo tem mais quatro opções para primeiro e segundo volante. São eles: Thiago Maia, João Gomes, Arturo Vidal e Erick Pulgar. Todos foram titulares em algum momento da última temporada e estão credenciados para a competição saudável em 2023, que só beneficia o Clube da Gávea. 

Thiago Maia e João Gomes formaram a dupla titular em 2022 e foram muito bem. O primeiro assumiu a camisa 8, deixada por Gerson, e se reinventou com Dorival, tendo sido fundamental nos dois títulos importantes conquistados na temporada. O garoto do Ninho também não ficou para trás e teve um ano acima de média. O volante, inclusive, foi sondado por clubes da Europa, que ainda estão de olho em sua contratação. 

+ Flamengo renova com Mercado Livre por mais dois anos; veja valores

A dupla chilena Vidal e Pulgar teve um papel bem diferente que a primeira citada. Os dois chegaram ao Flamengo no meio da temporada, já sob o comando de Dorival Júnior e tiveram oportunidades. O ex-Bayern de Munique e Barcelona teve mais chances, por conta da lesão do jovem volante, que acabou adiando sua estreia e, consequentemente, a adaptação ao clube. Eles prometem acirrar ainda mais a briga em 2023. 

Gerson foi apresentado pelo Rubro-Negro nesta quinta-feira (Divulgação/ Flamengo)

Por terem sido titulares, Thiago Maia e João Gomes atuaram em bem mais oportunidades do que Vidal e Pulgar. As comparações também podem ser traçadas com Gerson, que fez excelente segundo semestre com a camisa do Olympique de Marselha. Vítor Pereira precisará se desdobrar para encaixar todas as peças neste meio-campo. 

VEJA ESTATÍSTICAS DOS JOGADORES EM 2022

Gerson - 48 jogos (39 como titular), 3491 minutos, 11 gols e 7 assistências (pelo Olympique)
João Gomes - 64 jogos (49 como titular), 4209 minutos, 2 gols e 2 assistências
Thiago Maia - 45 jogos (38 como titular), 3073 minutos e 1 assistência
Vidal - 26 jogos (12 como titular), 1124 minutos, 2 gols e 1 assistência
Pulgar - 8 jogos (4 como titular), 393 minutos e 1 assistência

+ De olho nas decisões, Flamengo antecipa utilização de titulares no Campeonato Carioca

Todos os jogadores estão à disposição de Vítor Pereira, que teve a primeira semana de treinamentos à frente do Flamengo. E o quinteto precisa mostrar serviço desde o começo, já que o Rubro-Negro terá diversas decisões no começo desta temporada. No dia 28 de janeiro, a equipe entra em campo para enfrentar o Palmeiras, pela Supercopa do Brasil. Depois, no dia 7 de fevereiro, disputa a semifinal do Mundial de Clubes, no Marrocos.