Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bem contra o Botafogo, trio reacende esperança de melhora na defesa do Flamengo

Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton seguraram o ímpeto do Alvinegro para garantir mais um jogo sem sofrer gols

Defensores do Flamengo fizeram a diferença no triunfo (Divulgação/ Flamengo)
Escrito por

A vitória do Flamengo diante do Botafogo, por 1 a 0, foi a segunda da equipe em jogos importantes em 2023. As derrotas para Palmeiras, Al Hilal e Independiente Del Valle quebraram a confiança do time, especialmente do sistema defensivo. No entanto, o triunfo deste sábado ficou marcado justamente pela boa postura do trio de zaga. 

+ Rodrigo Caio minimiza arbitragem no clássico e abre o jogo sobre momento do Flamengo: 'Temos que correr'

Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton foram soberanos contra o bombardeio do Botafogo, que começou desde cedo. O gol do Flamengo, marcado por Matheus Gonçalves, aos 25 segundos do primeiro tempo, fez com que a postura do time mudasse e focasse muito mais nos contra-ataques, confiando na defesa. E ela deu resultado. 

Com o bloco baixo, bem diferente do utilizado com a equipe titular, o Flamengo "soube sofrer" contra o Botafogo. Por isso, na grande maioria das vezes, o Botafogo finalizou de fora da área. Os espaços foram fechados pela boa atuação da zaga, que combinou experiência de Rodrigo Caio e Pablo com a juventude de Cleiton. 

Pablo impressionou pela bola aérea, sempre soberano, além de ter pelo feito pelo menos um de todos os fundamentos da defesa: desarme, interceptação e rebatida. Cleiton, por sua vez, deu boa sustentação e não sentiu a pressão de um clássico. 

+ Flamengo divulga informações de ingressos para clássico contra o Vasco

A importância de Rodrigo Caio vai muito além das estatísticas. Capitão do Flamengo, ele orientou a defesa, que foi muito aplicada nos momentos de pressão do Botafogo. Das seis partidas em que o Rubro-Negro não sofreu gols em 2023, metade tiveram o zagueiro como titular. Aos poucos, ele pode voltar à rotação da equipe. 

Rodrigo Caio em ação contra o Botafogo (Marcelo Cortes/ CRF)

A grande atuação pode servir como combustível para que Vítor Pereira e o restante da comissão técnica corrija os erros cometidos até o momento. Nas partidas em que o Flamengo foi realmente testado, na Supercopa do Brasil, Mundial e Recopa Sul-Americana, a equipe sofreu gol em todas. Mesmo que a zaga, e até o sistema, mude, algumas lições podem ser tiradas. 

O próprio desempenho de Igor Jesus e Erick Pulgar, volantes à frente da defesa, pode explicar a segurança na partida deste sábado. O Independiente Del Valle, contudo, virá com uma proposta diferente da apresentada pelo Botafogo e, por isso, a preparação de Vítor Pereira deve ser ainda mais minuciosa. 

VEJA NÚMEROS DEFENSIVOS DO FLAMENGO EM 2023

13 jogos
13 gols sofridos (1 p/jogo)
5 zagas diferentes
6 jogos sem sofrer gol

+ Torcida do Flamengo faz planos por união e festa em jogo de volta da Recopa

Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentam às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana. Os comandados de Vítor Pereira precisam vencer por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o título, enquanto um triunfo por um tento leva a decisão para os pênaltis.