Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da base ao profissional: preparador de goleiros e roupeiro celebram trajetória de títulos no Flamengo

Thiago Eller e Sidnei Bernardes, hoje na comissão técnica principal do Flamengo, passaram pelas divisões de base e, entre viagens, construíram uma parceria que vai além do Ninho

Thiago Eller, preparador de goleiros, e Sidnei Bernardes, roupeiro, no CT do Flamengo (Foto: Arquivo pessoal)
Escrito por

As categorias de base do Flamengo não formam apenas jogadores como Ramon, Hugo e Matheuzinho, mas também colaboradores que, hoje, fazem parte da comissão técnica do time principal. São os casos do preparador de goleiros Thiago Eller e o roupeiro Sidnei Bernardes, que passaram por todas categorias desde o Sub-13, até chegar aos profissionais nos últimos anos. Nas caminhadas, construíram uma amizade, acumularam títulos e aprendizados.

Além disso, as respectivas trajetórias dentro do clube deram a Thiago e Sidnei a dimensão da força do Flamengo Brasil adentro por conta das muitas viagens com as equipes. E, como as categorias inferiores costumam viajar com quantitativos menores, os profissionais acabam, inevitavelmente, colocando a mão na massa nos departamentos dos colegas para ajudar no processo.

- Por conta desse pequeno quantitativo de pessoas na base, a gente acabava exercendo outras funções, nos ajudando. Acabei, em muitas viagens, fazendo essa função (de roupeiro) também. Eu brincava com eles que eu era o roupeiro internacional. Mas na China, onde ficamos um tempo maior, a comissão técnica acabou trazendo o Sidnei, que é um cara que bate bem na bola para me ajudar nos treinos, dar uma dinâmica maior. Nessas viagens acabamos estreitando as relações, as amizades - relembrou Thiago Eller, que, desde 2020, auxilia Wagner Miranda na preparação dos goleiros do Flamengo na equipe profissional.

> Veja e simule a tabela do Brasileirão

A parceria de Sidnei e Thiago Eller é coroada com inúmeros títulos. Na base, além dos regionais, participaram das conquistas do Mundial Sub-17 (em 2018, na China), do Mundial Sub-16 (em 2018, nos Emirados Árabes), da Copa do Brasil Sub-17, em 2018 e do Campeonato Brasileiro Sub-17, em 2019.

Na comissão técnica do time profissional desde o segundo semestre de 2019 e janeiro de 2020, respectivamente, o roupeiro e o preparadora de goleiros já venceram a Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e o Brasileirão.

- O mais legal é que eu acompanhei praticamente toda trajetória do Thiago no clube. Desde o Sub-13, passando pelo infantil e juvenil. Fomos campeões mundiais Sub-16 e Sub-17. Ganhamos o primeiro Brasileiro do Sub-17 e a Copa do Brasil também - relembrou o roupeiro Sidnei, antes de complementar:

- Acompanhei toda a trajetória dele até o profissional, assim como ele acompanhou a minha. Estamos juntos hoje. A gente até conversava, anos atrás, quando imaginaríamos estar no profissional. É uma coisa muito difícil, mas sempre fizemos por onde, com nosso trabalho e desempenho - finalizou.

Eller e Sidnei conquistaram vários títulos no Fla (Foto: Arquivo pessoal)

Agora, na retaguarda de Renato Gaúcho, Gabigol & Cia, Thiago Eller e Sidnei Bernardes trabalham juntos por mais títulos pelo Flamengo. Neste domingo, o Rubro-Negro visita o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão. No horizonte está a decisão da Libertadores, contra o Palmeiras, no dia 27 de novembro. 

Das divisões de base ao time principal, Eller e Sidnei levam com eles a parceria de anos - que virou até dupla nas peladas, os aprendizados e o DNA do clube.

-  Sabemos muito bem o que é o Flamengo no Brasil. A sua força. O DNA rubro-negro está muito em nós. Passamos por muitos lugares, no interior, onde o Flamengo sempre foi muito forte. A paixão. Isso a gente leva com nós até hoje no profissional - afirmou Sidnei.

- Foi um baita aprendizado passar por todas as categorias do clube. Aprender o que é o Flamengo. Hoje, nos profissionais, é claro que as proporções são maiores, as cobranças são maiores, mas certeza que quem chega no clube e permanece entende a grandeza do clube. É sempre estar chegando nas competições e sendo campeão - complementou Eller.