Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Depois de conquistar o Mundial há 38 anos, Flamengo embarca com o sonho do Bi

Em 13 de dezembro de 1981, o Flamengo de Zico colocou os ingleses do Liverpool na roda no Mundial. Exatos 38 anos depois, o Rubro-Negro inicia o sonho do bicampeonato

Reta final de preparação do Flamengo para o Mundial de Clubes em Doha (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Foi em um 13 de dezembro que o Flamengo, de Zico, Júnior, Nunes e Adílio, "botou os ingleses na roda": 3 a 0 sobre o Liverpool na final do Mundial de clubes de 1981. Exatos 38 anos depois, a equipe da Gávea, comandado por Jorge Jesus, Gabigol & Cia., embarca no Rio de Janeiro rumo à Doha, no Qatar, com um único objetivo: atender o seu povo, que "pede o mundo de novo".

Diferente do que aconteceu em 1981, quando o torneio foi disputado em jogo único, Flamengo e Liverpool terão que vencer as respectivas  semifinais antes de pensarem em uma possível reedição da marcante decisão de 38 anos atrás.

O Rubro-Negro estreia contra o vencedor do duelo entre Al Hilal, da Arábia Saudita, e Espérance, da Tunísia, neste sábado às 10h (de Brasília). Os Reds enfrentarão o Monterrey, do México, ou Al Sadd, do Qatar, que jogam às 14h30.

O Al Hilal é o mais cotado para ser o adversário do Flamengo e, com passagem pelo clube árabe recente, o técnico Jorge Jesus tem falado com muito respeito ao possível adversário, como destacou Everton Ribeiro, o capitão rubro-negro.

- Já sofremos nos treinos, quando fazemos um reduzido ou mini-coletivo é sempre 0 a 0, 1 a 0, porque o jeito que o Mister joga dificulta muito o ataque adversário. Estaremos preparados. Já joguei contra o Al Hilal, tem grandes jogadores árabes e estrangeiros. O Mister sempre fala porque realmente é um time forte - comentou o meia, que já atuou pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes.

A lista de jogadores inscritos pelo Flamengo no Mundial de Clubes Fifa:

Goleiros: César, Diego Alves e Gabriel Batista
Zagueiros: Pablo Marí, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Thuler
Laterais: Filipe Luís, Rafinha, Renê e Rodinei
Meias: Arrascaeta, Diego, Everton Ribeiro, Gerson, Piris da Motta, Reinier e Willian Arão
Atacantes: Berrío, Bruno Henrique, Gabriel Barbosa, Lincoln e Vitinho

3 A 0 NO LIVERPOOL, FICOU MARCADO NA HISTÓRIA...

A grande atuação do Flamengo em Tóquio, no Japão, não sai da memória dos rubro-negros, tanto que virou música adotando a melodia de Primeiros Erros, de Kiko Zambiachi. Naquele domingo, dia 13 de dezembro de 1981, a bola rolou ao meio-dia em Tóquio, no Japão, meia-noite no Brasil, e não demorou muito para todos saberem qual dos times se consagraria campeão mundial.

O Flamengo, de Zico, Junior, Leandro & Cia., botou os ingleses do Liverpool na roda, como canta orgulhosamente a Nação nas arquibancadas do Maracanã - ou qualquer outro estádio. Nunes, duas vezes, e Adílio, fizeram os três gols ainda na etapa inicial. O destaque, contudo, foi o camisa 10, participando de todos gols e, por isso, foi eleito o melhor jogador da partida contra os Reds.

FICHA TÉCNICA
Flamengo 3x0 Liverpool - Final do Mundial de Clubes de 1981

Local: Estádio Nacional de Tóquio, no Japão
Data: 13 de dezembro de 1981
Público: 62 mil pagantes
Árbitro: Mario Rúbio Vásquez

FLAMENGO: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico - Técnico: Paulo César Carpegiani.

GRÊMIO: Grobbelaar; Neal, Thompson, Hansen e Çawrenson; Ray Kennedy, Lee e Johnston; Souness, Dalglish e McDermott (Johnson) - Técnico: Robert Paisley

Gols: Nunes, aos 12'/1ºT, Adílio, aos 33'/1ºT, e Nunes, aos 40'/1ºT.