Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Além da briga pelo título: veja o que está em jogo para o Flamengo no clássico contra o Vasco

Com longa invencibilidade no confronto, Rubro-Negro busca se manter vivo na caça ao líder Internacional e pode complicar rival na luta contra o rebaixamento do Brasileirão

Flamengo não perde para o Vasco há 16 jogos (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

O Clássico dos Milhões, por si só, já costuma ser tenso, disputado e emocionante. Mas, além da rivalidade histórica, o confronto contra o Vasco nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), terá outros ingredientes especiais para o lado rubro-negro. Válida pela 34ª rodada do Brasileirão, a partida será disputada no Maracanã e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.

+ Everton Ribeiro alerta para dupla do Vasco que 'pode fazer a diferença'

Abaixo, o LANCE! lista os principais pontos em jogo para o Flamengo:

SEGUIR NA BRIGA PELO OCTA

O objetivo principal do Flamengo, claro, é permanecer vivo na luta pelo título brasileiro. Na vice-liderança, a equipe comandada por Rogério Ceni tem 61 pontos e busca encostar ainda mais no líder Internacional (65). O Colorado enfrenta o Athletico-PR, na Arena da Baixada, também nesta quinta-feira.

O clássico, nesse sentido, ganha ares de decisão para o Flamengo. Em caso de vitória sobre o Vasco e empate do Inter, a diferença cairia para dois pontos e o Rubro-Negro passaria a depender apenas de si para ser campeão. Por outro lado, se não vencer o clássico, o clube carioca pode ver o Inter abrir até sete pontos de vantagem e praticamente daria adeus à disputa faltando quatro rodadas.

+ Flamengo x Vasco: prováveis times, desfalques, onde ver e palpites

Flamengo e Vasco se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Maracanã. O LANCE! transmite em Tempo Real

DEFENDER LONGO TABU

Outro ingrediente especial da partida é a invencibilidade de 16 jogos do Flamengo no Clássico dos Milhões. A última derrota para o Vasco foi há quase cinco anos, em abril de 2016 - um 2 a 0,na Arena da Amazônia, válido pela semifinal do Campeonato Carioca. Desde então, foram 7 vitórias rubro-negras e 9 empates.

Esta é a maior série invicta do Flamengo na história do confronto, superando os 11 jogos sem derrotas que ocorreram em três oportunidades - entre 1941 a 1943, 1971 a 1973 e 2012 a 2015. Além disso, a sequência atual está chegando perto da maior invencibilidade vascaína no Clássico dos Milhões (20 jogos entre 1945 e 1951).

MANTER BOM MOMENTO DA DEFESA

Alvo de críticas durante grande parte da temporada, a defesa mostrou que a fase atual é digna de elogios. Mesmo com as lesões de Diego Alves e Rodrigo Caio, o setor se reorganizou com a entrada de Hugo Souza e o recuo de Willian Arão para a posição de zagueiro.

E os números provam essa evolução. Nas últimas cinco partidas, o Rubro-Negro sofreu apenas quatro gols e passou três jogos sem ser vazado (contra Goiás, Palmeiras e Sport). Para se ter noção do feito, basta comparar com o números anteriores: nas primeiras 29 rodadas do Brasileirão, a equipe não havia levado gol em apenas cinco partidas.

+ Veja mais notícias do Flamengo
+ Ainda dá para o Fla? Confira a tabela completa do Brasileirão

MELHORAR DESEMPENHO COMO MANDANTE

Após quatro vitórias em cinco jogos fora do Rio de Janeiro, o Flamengo volta a atuar no Maracanã com o desafio de melhorar o retrospecto dentro de casa. Melhor visitante da competição, o Rubro-Negro tem apenas a oitava melhor campanha como mandante entre as 20 equipes da Série A.

Em 16 partidas, o Rubro-Negro soma oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas - um aproveitamento de 58,3%. Dependendo de uma arrancada para conquistar o título, o clube precisa mudar esse cenário, já que tem mais três partidas no Maracanã até o fim do torneio: Vasco, Corinthians e Internacional.

COMPLICAR A VIDA DO RIVAL

Por fim, o Flamengo tem a chance de atrapalhar os planos do Vasco na fuga contra a zona de rebaixamento. Atualmente, o Cruz-Maltino está na 14ª posição, com 37 pontos - apenas dois a mais que o Fortaleza, primeiro clube do Z-4. Já em uma situação delicada, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo pode ver a pressão aumentar em caso de derrota no clássico.

* estagiário sob a supervisão de Victor Mendes