Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo 120 anos: Assaf relembra glórias do remo, razão do clube surgir

LANCE! segue neste sábado com a série especial sobre o aniversário do clube

O remo é modalidade estatutária e não pode deixar de existir no Flamengo (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Escrito por

O remo, como o mundo sabe, foi a razão do surgimento do Flamengo, em 1895. Sua prática, no clube, vem desde a fundação, sem interrupção. Logo, seria necessário um compêndio para narrar a sua trajetória nesses três séculos de vida. Assim, vale sobretudo destacar os feitos mais extraordinários.

A história vencedora do Rubro-Negro no remo começou em 5 de junho de 1898, quando a baleeira Irerê ganhou o terceiro páreo do Campeonato da União das Regatas Fluminense, com Raul Leitão da Cunha como timoneiro. E prosseguiu com a conquista da Regata do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, em 5 de maio de 1900, com Pedro Pinto Lima como patrão.

O primeiro título carioca foi alcançado em 1916, na qual brilhou Arnaldo Voigt, uma das principais referências do esporte no Flamengo, tricampeão da cidade na modalidade individual de 1919 a 1921. De 14 a 20 de janeiro de 1932, Ângelo Gammaro, o Angelu, Antônio Rebello Júnior, o Engole-Garfo, e Alfredo Correia, o Boca Larga, fizeram a travessia Rio-Santos a bordo do barco “Flamengo”, uma façanha extraordinária para a época, tanto que o desfile do trio em carro aberto, no centro do Rio de Janeiro, reuniu uma verdadeira multidão.

A história do remo no Rubro-Negro ganhará contorno definitivo em 1963, com a chegada do treinador Guilherme Augusto do Eirado Silva, o Buck, que dirigiu o clube até 1996 – quando morreu – na conquista de centenas de troféus, incluindo 31 títulos cariocas, deixando ainda a tradição vitoriosa que invadiu o século 21, no qual o Fla ganhou os estaduais de 2010, 2011 e 2012, e os Brasileiros de 2010 e 2011.

Vale lembrar que o Rubro-Negro tem 47 títulos do Rio, contra 46 do Vasco.