Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Paulo Bento é o terceiro estrangeiro a comandar o Cruzeiro na história

Dois treinadores sul-americanos já estiveram à frente da equipe antes da chegada de português à Toca da Raposa 2

AFP
Escrito por

Anunciado como treinador do Cruzeiro na última quarta-feira, o português Paulo Bento, de 46 anos, será o terceiro técnico estrangeiro a comandar a Raposa em toda sua história, o primeiro europeu. Anteriormente, apenas sul-americanos haviam dirigido o time profissional celeste, Ricardo Diéz e Filpo Nuñez.

O primeiro treinador forâneo a comandar o esquadrão celeste foi o uruguaio Ricardo Diéz. O profissional trabalhou para o Cruzeiro em 1953 e treinou a equipe que tinha ídolos como Barra Mansa, Abelardo e Alcides. Foram 13 jogos sobre o comando de Diéz, sendo cinco vitórias, três empates e cinco derrotas.

Filpo Nuñez foi o segundo estrangeiro a trabalhar como treinador do clube O argentino comandou a equipe estrelada em duas oportunidades. A primeira delas em 1955, dirigindo a equipe em 18 partidas. Em 1970, Nuñez voltou a comandar a Raposa em 12 oportunidades. No total foram 30 jogos sob o comando do argentino, sendo 12 vitórias, sete empates e 11 derrotas.

Paulo Bento, primeiro europeu a comandar a Raposa, chegará a Belo Horizonte na próxima segunda-feira. Natural de Lisboa, Paulo Jorge Gomes Bento tem em seu currículo o bicampeonato da Taça de Portugal, nas temporadas de 2006/2007 e 2007/2008, além de duas Supertaças, torneio disputado entre o campeão do Campeonato Português e o vencedor da Taça de Portugal.

O técnico, que possui a licença UEFA PRO, foi o treinador da seleção portuguesa entre 2010 e 2014. Paulo Bento classificou Portugal para a Euro 2012 e chegou a semifinal da competição, superado pela Espanha, que venceu a disputa daquele ano. Em 2014, o treinador comandou Portugal na Copa do Mundo realizada no Brasil.