Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro quer manter vantagem sobre o América-MG em semifinal

Confronto disputado desde 1921 aponta ampla vantagem para o time da Toca da Raposa. Clássico deste domingo (16) será disputado no estádio Independência

Washington Alves/Cruzeiro
Escrito por

A semifinal do Campeonato Mineiro colocará, frente a frente, dois adversários tradicionais na história do futebol estadual. Cruzeiro e América iniciam no domingo, às 16h, a disputa por uma das vagas na grande decisão da competição, e o retrospecto aponta expressiva vantagem do Cruzeiro no histórico do confronto.

Desde o ano de 1921, quando o time celeste foi fundado como Palestra Itália, foram disputados 361 jogos, com 151 vitórias azuis e 101 do adversário. Aconteceram, ainda, 109 empates. A Raposa marcou 642 gols e sofreu 520.

Pelo Campeonato Mineiro, incluindo os jogos do antigo Campeonato da Cidade, Cruzeiro e América se confrontaram em 218 oportunidades, sendo 100 vitórias do clube estrelado, 54 do oponente e 64 empates. Pelo estadual, o Gigante Incontestado anotou 367 gols e sofreu 270.

Local do jogo de ida da semifinal, o estádio Independência foi palco de 53 clássicos. Mesmo no campo do adversário, os números estrelados também são superiores. No retrospecto, foram 23 vitórias do Cruzeiro, 15 do América-MG e outros 15 empates, com o Maior de Minas marcando 79 tentos e o time da casa 67.

O mais recente encontro entre os rivais aconteceu em março deste ano, no mesmo Independência, pela primeira fase do Mineiro, e terminou com triunfo celeste por 1 a 0, gol de Rafael Sóbis.