Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ranking da Conmebol pode fazer Corinthians pegar gigante logo de cara na Libertadores

Entidade soltou a lista de clubes em que será baseada a divisão dos potes para o sorteio da competição continental

Corinthians pode pegar o Bocas Juniors novamente na Libertadores (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

Na última sexta-feira, a Conmebol divulgou o ranking de clubes para 2023 e a lista afeta diretamente o futuro do Corinthians na próxima Libertadores. Isso porque é baseado nela que será feita a divisão dos potes para o sorteio da competição continental. Embora a entidade ainda não tenha divulgado oficialmente quem vai ficar em cada pote, é possível projetar o posicionamento do Timão, que deve ficar no número 2, podendo enfrentar logo de cara um gigante no torneio sul-americano.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

De acordo com as posições do ranking, os oito cabeças de chave da Libertadores-2023 seriam: River Plate-ARG, Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Athletico-PR, Independiente del Valle-EQU e Olimpia-PAR. Esses clubes estão entre a 1ª e a 14ª posições na lista.

O Corinthians melhorou sua colocação em relação ao ranking de 2022, pulando da 29ª posição para a 24ª, muito por conta da participação do clube na Libertadores deste ano. O Timão terminou sua participação apenas nas quartas de final, eliminado pelo Flamengo, o campeão da edição.

No entanto, isso não faz com que o clube mude sua condição no sorteio. Assim como na edição 2022, o Corinthians deverá ficar no pote 2 e isso implica em pegar logo de cara um dos gigantes do continente, na fase de grupos.

Como não é possível enfrentar outro brasileiro cabeça de chave, sobrariam River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU e Olimpia-PAR, além do Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, e que tem sido "osso duro de roer" nos últimos anos.

Corinthians eliminou o Boca Juniors em 2022 (Foto: Staff Images / CONMEBOL)

Em resumo, não vai conseguir se livrar de uma parada dura para iniciar a sua trajetória na Libertadores. Vale lembrar que já não foi fácil em 2022, quando precisou enfrentar o Boca Juniors na fase de grupos, ganhando em casa e empatando fora. Depois, com os dois classificados, acabaram se cruzando novamente nas oitavas de final, resultado do sorteio feito para o mata-mata.

O Corinthians já retornou das férias e tem se preparado no CT Joaquim Grava para a temporada 2023. O primeiro compromisso oficial será no Paulistão, no final de semana do dia 15 de janeiro, quando enfrenta o Red Bull Bragantino em horário ainda não definido pela Federação Paulista de Futebol. Já a fase de grupos da Libertadores tem previsão de início para o mês de março.