Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelo Corinthians, Vítor Pereira tem chance de ‘virar o jogo’ em partidas eliminatórias na carreira

Treinador português não tem bom histórico em competições que envolvem jogos mata-mata, como o Paulistão

Vitor Pereira acumula duas vitórias e duas derrotas pelo Timão (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Escrito por

Com menos de um mês de trabalho à frente do Corinthians e quatro partidas dirigidas, entre elas dois clássicos, o técnico Vítor Pereira terá o seu primeiro desafio eliminatório pelo clube alvinegro nesta quinta-feira (24), contra o Guarani, às 19h, na Neo Química Arena, em jogo único pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

O confronto diante do Bugre será a primeira oportunidade de Vítor buscar  mudar uma sina de maus desempenhos em torneios de mata-mata.

Dos títulos profissionais da carreira do técnico apenas um foi em competição com formato eliminatório, a Copa da Grécia de 2014/15, pelo Olympiakos. No mais, foram outros quatro troféus, todos sendo ligas, competições em pontos corridos (duas em Portugal, uma na China e uma na Grécia). 

> GALERIA - Relembre todos os matas-mata do Timão na Neo Química Arena
> TABELA - Confira os jogos da reta final do Campeonato Paulista


Por outro lado, Vítor Pereira se mostra vencedor em supercopas, competições que colocam à frente os campeões de dois torneios diferentes em jogo único, como será a partida desta quinta-feira (24), contra o Guarani, e, caso o Corinthians avance.

Foram três títulos em quatro supercopas disputadas – duas em Portugal e uma na China, sendo a única derrota na supercopa europeia de 2011, dirigindo o Porto contra o Barcelona.

Na Turquia, com o Fenerbaçhe, Vítor chegou até a final da taça local, mas perdeu o clássico para o Galatasaray. Já na China, onde dominou a temporada da liga em 2018, nos pontos corridos, no máximo chegou a uma semifinal. E até mesmo em Portugal, onde foi campeão nacional por duas vezes, o Porto de Vítor Pereira não passou de, no máximo, uma fase de oitavas de final.

O retrospecto é ainda pior ao se tratar de torneios continentais. Na Liga dos Campeões da Europa, pelo Fenerbaçhe, da Turquia, foram duas eliminações ainda nos playoffs. Já comandando o Porto, uma desclassificação nas oitavas de final, contra o Málaga, da Espanha, na temporada 2012/13. Vítor Pereira nunca passou de uma fase mata-mata pela Champions.

Já na Liga Europa, o treinador português nunca passou das oitavas de final, com eliminações por três times diferentes: Fernebaçhe, Olympiakos e Porto.

Vítor Pereira chegou até a disputar a Liga dos Campeões da Ásia, pelo Shanghai SIPG, da China, mas foi eliminado por times japoneses diferentes, Kashima Antlers, Urawa Reds e Vissel Kobe, em três anos consecutivos, duas nas oitavas de final e uma nas quartas.

Até mesmo quando precisou de partida eliminatória para livrar um clube que treinava do rebaixamento, o 1890 München, da Alemanha, Vítor Pereira não conseguiu ter êxito, e foi derrotado em casa, por 2 a 0, para o Jahn Regensburg, equipe que havia ficado em terceiro lugar na terceira divisão alemã na temporada 2016/17 – o jogo de ida havia terminado empatado em 1 a 1 na casa do time promovido.

Se por um lado, o retrospecto de VP em matas-mata assusta, o torcedor corintiano pode ficar aliviado que o “teste” vem no Estadual, e não na Libertadores, torneio mais importante no ano para o Timão. Nesta sexta-feira (25) acontece o sorteio das chaves da competição continental, e a ideia da Fiel Torcida é que o seu treinador chegue para a Liberta calejado com o Estadual.

No caso da principal competição de clubes da América do Sul, as fases eliminatórias, posterior aos grupos, são disputadas em duas partidas, com a final acontecendo em jogo único, o contrário do Paulistão, que tem as fases quartas e semifinal com somente um duelo, e a final em ida e volta.