Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Oswaldo estreou no Timão para Luxa comentar na TV. Relembre trajetória

De volta ao Corinthians, treinador comandou a equipe pela primeira vez de forma interina em 1998, durante a Copa do Mundo na França. No total, foram 114 jogos e três títulos

(Foto: Mauricio Lima/LANCE!)
Escrito por

O ano era 1998. O Corinthians tinha Gamarra, Rincón, Marcelinho Carioca e outros astros. Mas na tarde daquele domingo, 7 de junho, o técnico era um desconhecido: Oswaldo de Oliveira. O "titular" Vanderlei Luxemburgo estava na França, comentando a Copa do Mundo no canal a cabo SporTV e deixou seu auxiliar comandando a equipe em treinos e amistosos, como o daquela tarde, contra o União Barbarense.

Oito anos após ao empate em 1 a 1 naquela partida de estreia, Oswaldo volta ao Timão para a sua terceira passagem. De lá para cá, muita coisa mudou na vida do treinador e do clube, que juntos tiveram 114 partidas, 59 vitórias, 22 empates e 33 derrotas. Os dados estão no Almanaque do Corinthians.

Depois de substituir Luxa no amistoso, Oswaldo teve de esperar mais alguns meses até assumir o posto de técnico alvinegro de forma oficial. E por pouco não deu certo... Efetivado no início de 1999, quando Luxemburgo decidiu dedicar-se integralmente à Seleção, ele teve inicio ruim no cargo e foi afastado por uma série negativa no Torneio Rio-São Paulo, com direito a goleada de 6 a 1 sofrida para o Botafogo.

O Corinthians recorreu então a Evaristo de Macedo. Três meses depois, porém, o comandante alvinegro foi demitido e o auxiliar Oswaldo de Oliveira foi novamente efetivado. Desta vez, porém, ele agarraria a chance e levaria o clube a dois títulos na temporada, Paulistão e Brasileiro.

A eliminação nas quartas de final da Libertadores para o Palmeiras fez o técnico balançar. Porém, ele resistiu e, no início de 2000, conquistou um dos títulos mais importantes dele e do clube, o Mundial de Clubes, no Rio de Janeiro.

Entretanto, meses depois viria uma nova queda no torneio sul-americano para o rival alviverde. O Timão perdeu para o Palmeiras na semifinal e, logo depois, sob protestos da Fiel torcida, Oswaldo caiu.

Em 2004, Oswaldo retornou ao Parque São Jorge com a árdua tarefa de recuperar o time, que vivia fase ruim. No Paulistão, teve êxito e conseguiu escapar do rebaixamento na última rodada. Porém, a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil aliada às goleadas no Brasileirão para Grêmio (0-4), Palmeiras (0-4) e Atlético-PR (0-5) foram fatais e culminaram na sua segunda demissão do Corinthians.

Agora, aos 65 anos, o treinador retorna para escrever mais um capítulo de sua história no Timão. A estreia pode acontecer já no domingo, contra o América-MG, na Arena Corinthians.