Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No pote dois, Corinthians pode ter carrascos pela frente nas oitavas da Libertadores

Boca, Flamengo, Palmeiras e River já eliminaram o Timão no mata-mata da competição continental em anos anteriores

Eliminação para o River, em 2006, foi início do fim da trajetória de Tévez pelo Corinthians (Foto: Reprodução)
Escrito por

Quatro dos oito possíveis adversários do Corinthians nas oitavas de final na Libertadores já eliminaram o clube alvinegro no mata-mata desta competição continental, três deles inclusive na mesma fase que segue no torneio.


> GALERIA - Saiba os potes e onde assistir ao sorteio das oitavas da Libertadores

> TABELA - Confira a tabela e simule os jogos da Libertadores

Boca Juniors-ARG, Flamengo, Palmeiras e River Plate-ARG têm histórico de carrasco corintiano no principal campeonato entre clubes da América do Sul.

Fugir desses times era missão teoricamente fácil, bastava o Timão ganhar do Always Ready, da Bolívia, na Neo Química Arena, na última quinta-feira (26), que a equipe alvinegra garantiria a primeira colocação do grupo E, consequentemente ficando no pote um da Liberta, o mesmo dos clubes acima citados, o que impossibilitaria o cruzamento com eles na próxima fase. No entanto, o Corinthians ficou apenas no empate em 1 a 1 contra os reservas do time boliviano, que já estava eliminado da competição continental.

As oitavas de final costuma ser um pesadelo para o Time do Povo na Copa Libertadores. Das 15 vezes anteriores que a equipe disputou o torneio, ficou pelo caminho nesta fase em oito. Em duas foi eliminado pelo River (2003 e 2006), uma pelo Flamengo (2010) e uma pelo Boca Juniors (2013). No caso do Palmeiras foram duas eliminações, nas quartas de final em 1999 e semi em 2000.

Inclusive, desde que o Timão foi campeão da Libertadores, em 2012, vencendo o próprio Boca na final, o clube alvinegro nunca mais conseguiu passar das oitavas. Foram quatro edições disputadas, caindo em 2013 para os xeneizes, 2015 para o Guarani-PAR, 2016 para o Nacional-URU e 2018 para o Colo-Colo-CHI – em 2020 o Time do Povo caiu na popular pré-Libertadores, caindo novamente para os paraguaios do Guarani, e nem chegou à fase de grupos.

Por outro lado, há uma equipe disponível para o Corinthians no cruzamento das oitavas nesta temporada que tem um retrospecto positivo contra o clube na Liberta, o Atlético-MG. Em 2000, os dois times se enfrentaram pelas quartas de final, com classificação corintiana, empatando o jogo da ida, no Mineirão, por 1 a 1, e vencendo por 2 a 1 a volta, disputada no Morumbi. O encontro ocorreu no ano seguinte a Timão e Galo disputarem a final do Campeonato Brasileiro, que também foi vencida pelo clube paulista.

Além dos times citados, restam como possibilidades de adversários para o Alvinegro do Parque São Jorge nas oitavas de final da Libertadores deste ano o Libertad, do Paraguai, e os argentinos do Colón e Estudiantes.

Caso o Timão encare o time paraguaio, será o primeiro encontro entre os clubes na história da Libertadores, além do fato que eles voltariam a se enfrentar após 70 anos. São três jogos entre eles na história, sendo dois amistosos, em 1942 e 1945, e um pela Copa Rio de 1952. Foram dois empates e uma vitória corintiana – por goleada, 6 a 0, no último encontro.

No caso do Estudiantes-ARG, seria o primeiro jogo oficial do time de La Plata contra o Time do Povo. Até aqui, foram três amistoso na história, em 1936, 1982 e 2009, todos com vitórias do Corinthians.

Já no caso do Colón seria a primeira vez que os argentinos enfrentariam o Timão, em 117 anos de existência.

Os cruzamentos das oitavas de final da Libertadores serão definidos em sorteio marcado para esta sexta-feira (28), às 13h (horário de Brasília) na cidade de Luque, do Paraguai, onde fica a sede da Conmebol.

Os jogos da próxima fase estão previstos entre os disas 28 de junho e 7 de julho.