Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

FPF marca julgamento para segunda-feira e Yago pode voltar em clássico

Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) marca sessão para a semana que vem. Zagueiro do Corinthians está suspenso preventivamente até junho e clube confia em absolvição rápida

Zagueiro entrou em campo em 19 partidas oficiais pelo Corinthians nesta temporada (Foto: Daniel Augusto Jr)
Escrito por

Flagrado no exame antidoping na oitava rodada do Campeonato Paulista por uso da substância proibida betametasona, o zagueiro Yago está suspenso preventivamente até o dia 8 de junho, mas enfim conheceu a data de seu julgamento. O caso do jogador do Corinthians será analisado pelos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) em sessão na próxima segunda-feira, às 17h. O clube já tinha a informação há dois dias, mas só nesta quarta é que a Federação Paulista de Futebol (FPF) oficializou a data.

A única decisão judicial deste caso até o momento foi negativa para o Corinthians, que tem certeza da absolvição de Yago no julgamento. Na semana passada, o clube pediu a anulação da suspensão preventiva para que o zagueiro pudesse jogar no Campeonato Brasileiro, mas o TJD não reconsiderou sua decisão.

Yago é desfalque certo contra a Ponte Preta, nesta quinta-feira, e Sport, no fim de semana. Ele pode voltar ao time no clássico contra o Santos, em 1º de junho.

A betametasona faz parte de um medicamento de ação anti-inflamatória para combater dores no joelho, e foi administrada de forma intra-articular (infiltração), método permitido pela Agência Mundial de Dopagem. Todos os glicocorticóides (grupo do qual faz parte a betametasona) são proibidos quando administrados por via oral, intramuscular, intravenosa ou retal. Com Yago, a via utilizada é permitida, e o Corinthians informou previamente à FPF que utilizaria a substância, de acordo com o consultor médico do clube, Joaquim Grava. Por isso, o clube não espera problemas com o jogador.

Yago entrou em campo pela última vez em 4 de maio, dia da eliminação do Corinthians na Copa Libertadores. Depois, foi desfalque contra Grêmio e Vitória, nas duas primeiras rodadas do Brasileirão, quando foi substituído por Balbuena. Agora que não conta com o paraguaio, a serviço da seleção do Paraguai na Copa América, Tite escalará Vilson ao lado de Felipe, tendo apenas o garoto Pedro Henrique como opção no banco de reservas.

- A gente fica triste por ele (Yago), pois é um cara trabalhador, um amigo nosso. Acabou acontecendo essa situação, com certeza ele ficou triste. Mas ele continua trabalhando, aguardando o julgamento. Esperamos que não dê nada, pois precisamos de todo mundo. Ele fica triste, e nós ficamos tristes por ele. Ele vinha numa sequência boa. O Yago tem tranquilidade grande, já passou por várias situações, foi emprestado... Apesar de jovem, é muito maduro - disse Vilson, o novo titular da zaga no lugar de Yago.