Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians foi eliminado por um time melhor e essa é a realidade; agora é foco no Brasileirão

Apesar dos erros de Sylvinho antes e durante o jogo da última quarta-feira, é preciso reconhecer que o Atlético-GO é, hoje, uma equipe melhor do que a do Timão. Há um limite

Corinthians parou no Atlético-GO e em seu próprio limite na Copa do Brasil (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

O Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO, na última quarta-feira, após não sair do empate em 0 a 0, em Goiânia. Apesar de ser uma queda precoce, apenas na terceira fase da competição e para um clube considerado "menor", não há vexame e os resultados passaram longe disso. É preciso reconhecer que, hoje, o Dragão é um time melhor. Essa é a realidade.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Relembre o desempenho do Corinthians no Brasileirão por pontos corridos

Embora o reconhecimento desse fato seja simples de assimilar, há a necessidade de pontuar alguns erros que ajudaram a potencializar essa inferioridade do Timão em relação ao adversário. A atuação de Sylvinho nesse jogo de volta foi de omissão em relação ao desenho da partida. A manutenção dos três volantes, a insistência em jogar sem centroavante e a opção por deixar Mateus Vital no banco foram inexplicáveis para quem buscava vencer o jogo.

Mais uma vez, a equipe exagerou nos cruzamentos (foram 50), muitos deles antes da entrada de Jô, o centroavante do elenco. Fica difícil entender o motivo dessa estratégia. Se ela continuar, está fadada ao fracasso contínuo. Além disso, no primeiro tempo já era possível notar que jogar com três volantes era um exagero e que havia a necessidade de um jogador decisivo como Vital.

Como dito acima, foram erros bastante evidentes por parte da comissão técnica, que demorou a mexer no time, mas a verdade é que não havia muito mais o que fazer. A desvantagem de 2 a 0 para uma equipe que normalmente tem dificuldades para fazer um gol acabou sendo fatal, principalmente diante de um adversário que hoje é muito mais organizado e melhor como time.

E esse é um dos pontos a serem levados em conta na eliminação. Atualmente, na condição em que está o Corinthians e com o elenco que tem, não é nenhuma vergonha perder para o Atlético-GO. Pelo contrário, é normal. Não há como cobrar mais do que isso neste momento. O objetivo é que o time possa evoluir degrau por degrau até retomar a sua grandeza no cenário nacional.

A briga do Timão, hoje, é para evitar qualquer problema com rebaixamento no Campeonato Brasileiro e, pelo equilíbrio entre os adversários do meio para baixo da tabela, a briga será dura para cumprir essa meta ao longo de 38 rodadas. Por isso, talvez o tempo de trabalho daqui pra frente, acertando o time aos poucos, possa ser crucial para que o 2021 alvinegro termine na elite.

Há algumas constatações difíceis de serem digeridas, mas isso precisa acontecer para que os passos para frente possam ser dados. Uma delas é a de que o Corinthians não tem condições de disputar títulos ou posição no topo da tabela com os principais favoritos, ou até mesmo com boa parte daqueles "intermediários". A realidade, atualmente, é pensar com humildade.